segunda-feira, 29 de junho de 2015

Muito Além do Jardim: filme de 1979 que retrata um Asperger



Dicas de quem nos lê é uma das melhores críticas. Vocês sabem bem o que um leitor Reab.me procura ao assistir um filme. Então, aqui está: Muito Além do Jardim, um filme de 1979,  indicação de uma leitora que você pode também gostar.
Sinopse: Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance.

Apesar de não ter a palavra “Asperger” (até porque o termo não era usado na época do filme), o filme retrata um personagem que se enquadra bem em características que sabemos estar dentro do transtorno do espectro autista. Aliás, se formos falar em nomenclaturas, nem em Asperger deveríamos mais falar, de acordo com o novo DSM. Massssss, nomenclaturas à parte, depois da dica do filme, pesquisamos em alguns fóruns e muita gente “vê” essas características e indica esse filme quando se busca títulos que abordem o transtorno.
Preparado para assistir? Encontramos este link no vimeo com o filme na íntegra!

Outros posts que podem te interessar:
– Síndrome de Asperger: guia gratuito para intervenção em ambiente escolar
– Guia para os avós de netos com a Síndrome de Asperger
– Sosh: aplicativo para Síndrome de Asperger

Nenhum comentário:

Postar um comentário