sexta-feira, 27 de abril de 2018

Meu filho tem deficiência intelectual. Ele tem direito ao atendimento educacional especializado?

Por Ricardo Falzetta

Resultado de imagem para Meu filho tem deficiência intelectual. Ele tem direito ao atendimento educacional especializado?

Sim. Todas as crianças e adolescentes com deficiência matriculados em alguma escola de Educação Básica têm direito ao chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tal direito, no entanto, raras vezes é atendido com qualidade.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, o Brasil tem o compromisso de integrar os alunos com deficiência - física ou intelectual - no ambiente educacional comum. Isso significa dizer que o direito da criança ou adolescente com deficiência à Educação em escolas regulares e não mais nas escolas especiais está garantido na legislação. Porém, embora a lei (veja mais sobre a legislação abaixo) e os especialistas ressaltem a importância da inclusão, essa questão ainda é bastante polêmica, uma vez que a pessoa com deficiência – especialmente as deficiências mais severas – ainda é vista como um caso clínico, o que impediria o convívio em ambientes teoricamente “não apropriados” para ela.

Nasce, assim, uma aparente oposição: de um lado estão pais e educadores que veem esse direito apenas no papel e creem que a presença desses alunos no ambiente regular de ensino seria um entrave; do outro, há inúmeros pesquisadores, ativistas e instituições de defesa aos direitos da pessoa com deficiência, que levantam a bandeira do direito à inclusão. Algum deles está certo?

Na verdade, a resposta é muito mais complexa do que um “sim” ou um “não”. A realidade desses estudantes nas escolas regulares, especialmente nas públicas, ainda é bastante desafiadora para os gestores e para os professores, que não têm a formação adequada para lidar com esses alunos. O que ocorre em muitos casos são, infelizmente, improvisos no projeto pedagógico e na infraestrutura escolar, tornando o AEE ineficiente. Assim, desse ruído entre direito e realidade, provêm a ansiedade e a insegurança que rondam os pais de estudantes com deficiência intelectual.

Embora o País tenha mais que dobrado o número de matrículas em salas comuns de crianças com deficiência entre 2007 e 2015, saltando de 306,1 mil para 751 mil, a infraestrutura, os profissionais adequados e a formação para o atendimento desses alunos ainda estão muito distantes do ideal. Além disso, o olhar sobre a criança com deficiência intelectual ainda é baseado em lugares comuns que a culpam: se ela não aprende, é porque ela não consegue.

Mas se os supostos muros colocados à frente dos alunos com deficiência parecem enormes, as escadas construídas pela comunidade escolar devem ser maiores ainda, pois a diversidade é a essência da escola e todos os alunos têm características particulares que devem ser equacionadas pela equipe pedagógica – sejam deficiências ou não. É essa a motivação da luta por inclusão que deve ser uma luta de toda sociedade.

Além da Constituição Federal, a legislação sobre esse assunto é extensa (consulte aqui): são leis, decretos e outros dispositivos nacionais e internacionais. Entre os marcos mais recentes estão a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº4/2009, a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) e o capítulo 4 de Direito à Educação do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A resolução do CNE é a que mais detalha como o AEE deve ser feito. Em linhas gerais, a oferta do atendimento com os materiais adequados é obrigatória por lei e deve ser adaptada de acordo com a deficiência do aluno, inclusive a intelectual.

Apesar do direito à inclusão - e consequentemente ao AEE - ser reconhecido mundialmente, essa batalha está longe do fim. Se temos que comemorar o aumento das matrículas dessas crianças em salas comuns, também temos de acompanhar e exigir o apoio necessário para que esse processo seja efetivo e que reconheça que todo aluno com deficiência intelectual pode aprender. A deficiência intelectual não tem de ser um problema, mas uma oportunidade de aprender com a diferença.

Confira o quadro abaixo sobre os direitos daqueles que precisam desse apoio pedagógico:


tpe


Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário