sexta-feira, 1 de junho de 2018

Causas da deficiência auditiva em crianças

A deficiência auditiva é a perda em partes ou totalmente das possibilidades auditivas sonoras. Vamos entender agora o que acontece!


Os pais devem ficar atentos em relação à perda auditiva em crianças. Infelizmente, existem muitas crianças com essa deficiência e precisam fazer uso da amplificação, acompanhamento médico, fonoaudiológico e outros profissionais da área. Antes de tudo, vamos saber mais sobre as causas da deficiência auditiva em crianças.

Sobre a deficiência auditiva

A deficiência auditiva é a perda em partes ou totalmente das possibilidades auditivas sonoras, lembrando que ela existe em graus e níveis diferenciados.

Causas da deficiência auditiva em crianças

Causas da deficiência em crianças

São diversos fatores que causam a deficiência auditiva nas crianças. Entre as principais causas estão a gravidez de alto risco, ingestão de medicamentos, doenças infecciosas, bem como o uso drogas e álcool. Lembrando que, por mais que seja comum, a hereditariedade e meningite durante a infância também pode possibilitar a deficiência.

Sintomas

A deficiência auditiva infantil apresenta vários sintomas e ainda podem ser sentidos em diferentes graus. Entretanto, existem sintomas comuns que devem ser analisados, como:
  • Se a fala da criança parece estar atrasada ou inadequada em relação à sua idade;
  • Se a criança apresenta problemas em entender corretamente a fala;
  • Caso não haja reação a sons altos ou se ela dorme durante eles;
  • Se a criança tem dificuldade em imitar sons;
  • Se a criança é incapaz de localizar a fonte de um som;
  • Se ela teve infecções de orelha frequentes.

Tipos de deficiência auditiva em crianças

Causas da deficiência auditiva em crianças

Deficiência auditiva neurossensorial
Essa é a mais comum! Ela se inicia na orelha interna ou ao longo das vias neurais. Normalmente, o problema acontece na orelha interna, mais conhecida como cóclea. Neste caso, as células ciliadas da cóclea são rompidas e não conseguem enviar impulsos elétricos ao cérebro. Vale lembrar que a deficiência auditiva neurossensorial pode ser de nascimento ou após esse período.

 Deficiência auditiva condutiva
Essa deficiência acontece quando o ouvido externo ou médio sofre uma lesão ou não funciona normalmente. Logo, os sons não são passados ao ouvido interno. Em caso de disfunção temporária, é possível cuidar da deficiência com cirurgia ou medicação.

Deficiência auditiva mista
Neste caso, chamamos de deficiência auditiva mista quando as medidas de condução aérea e óssea são maiores a 20 dBNA e a diferença entre elas ultrapassa 15dB. Essa deve ser tratada de acordo com a severidade, estruturas anatômicas e outros fatores. Por causa disso, todas as resoluções ditas nas demais deficiências podem ser aplicadas.

Agora que já sabe tudo sobre esse assunto, preste atenção nas crianças. Compartilhe!

Fonte: Cursos iPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário