sexta-feira, 24 de maio de 2019

Tecnologia do bem: Designers criam bicicleta e lápis para crianças com deficiência motora

Produtos fazem parte de uma coleção e foram desenvolvidos com a ajuda das crianças e seus familiares


Escrever e andar de bicicleta podem parecer atividades rotineiras no dia a dia, mas para pessoas com deficiência motora não são coisas tão simples assim. Sabendo disso, o centro italiano Opendot, especializado em pesquisa e inovação, criou produtos que prometem melhorar a autonomia de crianças com deficiência motora.

O glifo é uma ferramenta impressa em 3D que tem um suporte para colocar um lápis, permitindo que as crianças consigam escrever e desenhar sozinhas. O produto é leve, lavável e ajustável. Comparado a outros dispositivos no mercado, reduz a contração do membro, favorecendo a reabilitação.

A “bicicleta de Lorenzo” foi fabricada especialmente para um garoto de 6 anos, de mesmo nome. Ela possui três rodas, suporte para as costas e um guidão que pode ser adaptado a outras crianças com deficiências diferentes.

A bicicleta feita pela Opendot é ajustável (Foto: Reprodução/Opendot)
A bicicleta feita pela Opendot é ajustável (Foto: Reprodução/Opendot)

Os dois produtos fazem parte de uma coleção de oito itens chamada de “UNICO”. Eles foram pensados com a ajuda de crianças e seus familiares, e desenvolvidos em uma parceria entre designers do Opendot e a TOG (Together to Go Foundation, uma organização sem fins lucrativos para crianças com doenças neurológicas).

Crianças conseguem desenhar com a ajuda do glifo (Foto: Reprodução/Opendot)
Crianças conseguem desenhar com a ajuda do glifo (Foto: Reprodução/Opendot)

Fonte: Revista Tecnologia 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário