quarta-feira, 18 de março de 2020

Vans lança coleção voltada para pessoas com espectro do autismo

A Autism Awareness Collection inclui opções de calçados para todas as idades, com elementos sensoriais, e camisetas infantis


Ilca Maria Estevão para o metropoles.com


A Vans criou uma coleção com elementos inclusivos e sensoriais voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Autism Awareness Collection traz camisetas infantis e tênis para todas as idades. Os calçados incluem cores e texturas calmantes, para estimular os sentidos da visão, do tato e da audição. O melhor é que a linha também é beneficente!


Entre as silhuetas, a linha traz os modelos clássicos Old Skool e Slip-On. Para adaptar a tecnologia ComfyCush às necessidades das pessoas com autismo e garantir mais conforto, a marca californiana desenvolveu as peças em conjunto com o International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (Conselho Internacional de Normas de Credenciamento e Educação Continuada).

Um dos elementos sensoriais dos sneakers é o cabedal de camurça do modelo ComfyCush Old Skool, na cor azul, decorado com estampa xadrez e corações vermelhos. Na parte detrás, o par de tênis forma a mensagem “Vans Loves You” (Vans ama você, em tradução livre).

O ComfyCush New Skool V é voltado especialmente para crianças e bebês, com tecido aveludado, biqueira reforçada com borracha, para maior durabilidade, e tiras com velcro. A marca criou duas colorways deste modelo para o projeto.

A coleção inclui ainda duas opções do ComfyCush Slip-On PT. A primeira tem acabamento acolchoado em xadrez na parte superior, na cor cinza, e uma pequena alça no calcanhar para facilitar o uso. O revestimento superior da segunda é feito com material holográfico, enquanto as laterais são de sarja azul.

Tênis da Vans, modelo Old Skool, com tecido aveludado
Modelo ComfyCush Old Skool, em camurça, com estampa xadrez e corações vermelhos. No site da Vans nos EUA, este também está disponível em tamanho adulto

Tênis da Vans, modelo Old Skool, com tecido aveludado
Na parte detrás, o par forma a mensagem “Vans Loves You” (Vans ama você)

Tênis da Vans, modelo Old Skool, em verde-menta
Colorway do modelo ComfyCush New Skool V em verde-menta

Tênis da Vans modelo Old Skool
Outro esquema de cores, com tons de cinza

Tênis acolchoado da Vans, modelo Slip-On
Modelo ComfyCush Slip-On PT, com detalhe em xadrez acolchoado

Tênis da Vans, modelo Slip-On, para bebês, com efeito holográfico
Esta é a versão holográfica do ComfyCush Slip-On PT

Com os lucros da coleção, a Vans pretende doar pelo menos US$ 100 mil à Fundação A.skate, que conecta crianças com autismo ao mundo social por meio do skate. Para isso, mantém clínicas que trabalham a aceitação através de terapia e educação, sem custo para as famílias. A faixa etária vai dos 3 anos até a idade adulta.

Fundada em 2009, no Alabama, a instituição fornece bolsas para que crianças com o espectro tenham acesso a equipamentos de skate, que agora é um dos esportes presentes nas Olimpíadas. Além disso, educa as famílias a respeito dos benefícios terapêuticos do universo skater.
“Os produtos desta coleção permitem que a A.skate ensine 4 mil crianças com autismo a andarem de skate e desenvolvam ainda mais a cultura inclusiva e criativa do esporte”, informa a Vans.
Detalhes acolchoados do tênis da Vans
Os elementos da coleção são sensoriais, pensados para estimular tato, visão e audição

Detalhe holográfico do tênis da Vans
Parte holográfica do ComfyCush Slip-On PT

Camiseta da Vans em verde-menta
Uma das camisetas infantis da coleção

Camiseta de manga longa da Vans na cor branca
Opção com mangas longas

Camiseta da Vans
As cores e texturas das peças são calmantes

As peças da coleção estão disponíveis nas lojas e no site da marca nos Estados Unidos, que não entrega no Brasil. A Vans não informou se a linha será comercializada no país. Por lá, vários tamanhos já esgotaram.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma a cada 160 crianças no mundo tem autismo. O espectro, cujos transtornos costumam ser identificados na infância, afeta questões como linguagem, comunicação e comportamento, que pode incluir dificuldades de socialização. Comportamentos repetitivos e o interesse por atividades únicas e específicas também estão entre as características do TEA.

Pessoas em foto da Fundação A.skate
Parte dos lucros da coleção será revertida para a Fundação A.skate, organização sem fins lucrativos que leva terapia, educação e aceitação para crianças com autismo. A Vans se comprometeu a doar pelo menos US$ 100 mil

Vans

Fundada em 1966, na Califórnia, a marca oferece calçados, acessórios e vestuário. Os produtos são vendidos em mais de 75 países, incluindo o Brasil. Cultura jovem e o lifestyle dos action sports, como o skate, são as referências da Vans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário