sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Laramara relança livro sobre deficiência visual em crianças

A obra conta com ilustrações para facilitar a interação social das crianças com deficiência, desde o nascimento até a inclusão escolar

por Julia Bonin para o observatorio3setor.org.br


Foto: Awachirac | Creative Commons

Na próxima quarta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para enfatizar a importância da data, a Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual) realizará o relançamento do livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil”, fundamental para a inclusão social dessas crianças. 

Laramara é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência visual para a sua autonomia e inclusão social. O grupo desenvolve ações que buscam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a autonomia e a participação plena na sociedade. Estas ações são realizadas com base em serviços, programas e projetos, oferecidos gratuitamente às pessoas com deficiência.

Escrito pela pedagoga e educadora Marilda Moraes Garcia Bruno, o livro aborda temas diversos, desde um compilado de sugestões de brinquedos e objetos adequados para a criança até a orientação da família e dos profissionais para lidar com as fases do desenvolvimento infantil. No relançamento, a obra conta com ilustrações que auxiliam nessa orientação. 

Além disso, o livro também acompanha uma Avaliação Funcional da Visão e do Desenvolvimento, que deve ser realizada por meio de um processo cuidadoso de observação de todas as atividades da criança em casa, na escola e na comunidade. Ao final, a autora faz uma reflexão sobre a aprendizagem de crianças cegas e com baixa visão.

“A obra é fundamental para a interação com a pessoa com deficiência visual e o sucesso da sua inclusão em casa, escola e sociedade. Ela deve estar sempre presente no trabalho do educador e família”, afirma Mara Siaulys, Fundadora e Presidente da Laramara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário