quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Focado na inclusão, Bosque Encantado do Natal é inaugurado

O Bosque Encantado de Natal tem neste ano o Caminho Sensorial; nele, contém vários objetos estimulantes para crianças com autismo e outras deficiências

Com uma linda iluminação natalina e fogos silenciosos, o aguardado Bosque Encantado do Natal foi aberto ao público na última sexta-feira (16) no Parque Isaac Cardoso Filho, em Terenos, Mato Grosso do Sul. O espaço tem por finalidade mostrar que é possível todos vivenciarem a magia natalina.

Caminho Sensorial do Bosque Encantado de Natal de Terenos. (Foto: Lorena Segala)

Iniciativa da Prefeitura de Terenos, o Bosque segue funcionando até o dia 23 deste mês e conta com a Casa do Papai Noel, Árvore dos Desejos, presépio, apresentações, shows culturais e praça de alimentação com comidas típicas. Em parceria com a Associação Comercial de Terenos, parte das bebidas vendidas no local será revertida a Pestalozzi e ao Lar dos Idosos São Vicente de Paula.

Ao acender as luzes do Bosque Encantado do Natal, o prefeito Henrique Budke citou a necessidade de sempre estar aprendendo. “Muitas vezes achamos que já sabemos tudo, mas não é verdade, e é por isso que a gente precisa procurar, pesquisar, aprender e levar isso para a população”.

Foto: Assessoria de imprensa

“Eu tenho um sobrinho que tem deficiência visual, e ele sempre falava o que sentia. Passando por aqui, por esse Caminho Sensorial, tendo a explicação do guia, tendo as sensações da audição, visão foi esclarecedor  porque agora eu tenho uma outra percepção e com certeza vou tomar mais cuidado, terei um novo olhar sobre isso”, disse Rodrigo Tanja, técnico em segurança do trabalho, que esteve no primeiro dia.

Representando a Banda Down Rítimica da Escola Juliano Varela, Jardel Souza, ressaltou a importância da inclusão. “O que acontece aqui é uma quebra de paradigmas porque vemos de fato  a inclusão e a acessibilidade”.


Bosque Encantado de Natal. (Foto: Lorena Segala)

A vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Flavia Caloni, que participou da abertura do Bosque Encantado de Natal,  falou da felicidade de terem sido procurados pela Prefeitura de Terenos para auxiliarem no projeto. “O Caminho Sensorial é algo inédito que nuca vimos em nenhum lugar do país, e por isso temos muito orgulho de participar de fazer parte do início dessa iniciativa. Que outros municípios vejam em Terenos um exemplo para eles”.

Fontes: primeirapagina.com.br / enfoquems.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário