quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Aprendizagem

"A palavra aprendizagem erroneamente é ligada somente ao processo de alfabetização e letramento de crianças, porém esquecemos que aprendizagem é toda forma de aquisição de um conhecimento. Essa aquisição se dá de maneira crescente e evolutiva, onde as experiências e vivências são utilizadas para solucionar um problema e, gradativamente, a criança passa a ser capaz de resolver questões cada vez mais complexas. A aprendizagem acontece em todos os momentos onde elas estão em contato com o mundo, seja através de objetos, pessoas, animais ou ambientes... Acreditar que crianças chegarão nas escolas e se alfabetizarão pelo simples fato de conviverem com números, cores, letras e formas, é limitar o ser humano a uma única via de aprendizagem. É acreditar que o processo de aprendizagem não é uma evolução, é ter um conhecimento e não aplicá-lo, enfim, é como não deter o mesmo. Assim, todo conhecimento ao ser aplicado, permite um próximo saber. Na imagem abaixo descrevemos de forma simplificada o processo de aprendizagem. Colocando todo novo estímulo como um problema, o cérebro interpreta e emite uma resposta, que pode ser adequada ou inadequada. Quando satisfatória, solucionará o problema/estímulo e o indivíduo estará pronto para evoluir. A resposta incorreta, que não soluciona o problema, também gera uma aprendizagem. Todas essas informações "aprendidas" serão armazenadas em nossa "caixa" de memórias, e, posteriormente, acessadas para solucionar a próxima necessidade."


Texto: Régis Nepomuceno - Equipe Inclusão Eficiente

Fonte: /www.facebook.com/inclusaoeficiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário