quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O desenvolvimento da linguagem e a inteligência no autismo(Conclusão)

Depois da leitura dos trabalhos aqui resenhados entendemos que há cada vez uma maior evidência de que existem aspectos que influem diretamente no desenvolvimento da inteligência, tal como a conhecemos, nas pessoas com transtornos do espectro autista. Que a discapacidade intelectual associada ao autismo talvez tenha sido superestimada ou não entendida adequadamente e que podemos estar diante de um novo paradigma na compreensão do autismo. Ou seja, que nos casos mais severos e ademais não existe uma intervenção precoce e intensiva, a qualidade intelectual se verá muito mais afetada. Portanto, talvez dentro de 10 ou 15 anos, estejamos vendo estudos paralelos que mudem estes números de forma radical, já que cada vez existem mais pessoas com TEA que recebem atenção de forma intensa e precoce e também estamos vendo que na prática diária os casos mais graves reduzem de forma significativa os aspectos relativos a comunicação e condutas inadequadas, graças aos novos modelos de intervenção. E novamente vemos como a atenção em família é de grande importância. A necessidade de que as famílias possam ter acesso a programas de formação é básica, já que desta forma, e em colaboração com as equipes de profissionais a evoução é muito maior, e portanto se reduz a severidade. E novamente vemos como aproximadamente 20% das crianças perdem seu diagnóstico, ainda que ninguém saiba explicar o por quê, se sabemos que nos casos expostos aqui todos receberam intervenção intensiva e precoce e suas famílias tiveram acesso à formação. Tal como afirmava Sartre “Somos o que fazemos com aquilo que os outros fizeram de nós” e talvez este extenso artigo sirva para que apreciemos a importância do desenvolvimento da linguagem no autismo e da relação das funções executivas com o desenvolvimento da inteligência, dentro dos padrões que comumente entendemos como normais.

Bibliografía:
  1. De l’education d’un homme sauvage ou des premiers developpemens physiques et moraux du jeune sauvage de l’Aveyron. Goujon. Paris, 1801.
  2. Patricia K. Kuhl, Brain Mechanisms in Early Language Acquisition, Neuron, Volume 67, Issue 5, 9 September 2010, Pages 713-727, ISSN 0896-6273, dx.doi.org/10.1016/j.neuron.2010.08.038.
  3. Jones W, Klin, A.(2013) Attention to eyes is present but in decline in 2-6-month-old infants later diagnosed with autism. Nature dx.doi.org/10.1038/nature12715
  4. Landa, R. J., Gross, A. L., Stuart, E. A. and Faherty, A. (2013), Developmental Trajectories in Children With and Without Autism Spectrum Disorders: The First 3 Years. Child Development, 84: 429–442. doi: 10.1111/j.1467-8624.2012.01870.x
  5. Gotham K., Pickles A., Lord C. (2012). Trajectories of autism severity in children using standardized ADOS scores. Pediatrics 130, e1278–e1284.10.1542/peds.2011-3668
  6. Pellicano, E. (2013), Testing the Predictive Power of Cognitive Atypicalities in Autistic Children: Evidence from a 3-Year Follow-Up Study. Autism Res, 6: 258–267. doi: 10.1002/aur.1286
  7. Bennett T.A. et al. J. Can. Acad. Child Adolesc. Theory of Mind, Language and Adaptive Functioning in ASD. A Neuroconstructivist Perspective. Psychiatry 22, 13-19 (2013)
  8. Alice S. Carter et al. Anxiety and Sensory Over-Responsivity in Toddlers with Autism Spectrum Disorders: Bidirectional Effects Across Time. Journal of Autism and Developmental Disorders June 2012, Volume 42, Issue 6, pp 1112-1119
  9. Anderson D.K. et al. Changes in Maladaptive Behaviors from Midchildhood to Young Adulthood in Autism Spectrum Disorder. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v116 n5 p381-397 Sep 2011
  10. Vivanti G, Barbaro J, Hudry K, Dissanayake C and Prior M (2013) Intellectual development in autism spectrum disorders: new insights from longitudinal studies. Front. Hum. Neurosci. 7:354. doi: 10.3389/fnhum.2013.00354
  11. Anderson, D. K., Liang, J. W. and Lord, C. (2013), Predicting young adult outcome among more and less cognitively able individuals with autism spectrum disorders. Journal of Child Psychology and Psychiatry. doi: 10.1111/jcpp.12178
Fonte: http://autismodiario.org/2014/01/11/el-desarrollo-del-lenguaje-y-la-inteligencia-en-el-autismo/


Tradução, edição e adaptação: Janez Robba

Nenhum comentário:

Postar um comentário