terça-feira, 22 de setembro de 2015

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

    O debate sobre a inclusão e a acessibilidade está em pauta no país.  Não há como negar a evolução no tratamento das pessoas com deficiência por parte do Estado e da sociedade organizada. A legislação brasileira sobre o tema evoluiu muito nos últimos anos, sendo considerada uma das mais avançadas do mundo.

    O atendimento ao direito básico de acesso à educação para as pessoas com deficiência vem expandindo nos últimos tempos no Brasil.  Já conseguimos importantes conquistas nas áreas de educação, saúde, lazer, no acesso ao trabalho e nos meios de transporte. Mas, ainda falta muita coisa. Falta respeito, falta acessibilidade, faltam políticas públicas inclusivas.

    Os dados (nem sempre confiáveis) do Censo 2010 apontaram que 45 milhões e 600 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, ou seja, 24%  da população brasileira.  A realidade mostra que ainda somos um país pouco acessível e nem sempre inclusivo.  É necessária uma mudança estrutural na sociedade, e no modo como ela percebe, vê e trata os diferentes.

    Mais do que um dia de luta, esse é um dia de refletir e buscar novos caminhos para inclusão social.

    A gente não quer só rampa, banheiro adaptado, vaga reservada e piso podotátil.  A gente quer cultura, diversão e arte.  Teatro acessível, audiodescrição, closed caption, respeito à diversidade, escola bilingue, reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e muito, muito mais…

    Fonte: Prograd

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário