terça-feira, 1 de setembro de 2015

Guia de treinamento para o cuidado com os dentes – Parte III (Final)

Indo ao Dentista - Conhecendo o dentista 
    Seu filho provavelmente conhecerá o dentista na sala de espera. Você pode ligar antes, para verificar se o dentista está atendendo na hora certa. Caso a agenda esteja atrasada e você julgue que seu filho pode ficar ansioso na sala de espera, você pode perguntar à recepcionista se vocês poderiam esperar no carro e pedir-lhe para ligar para o seu celular quando o dentista estiver pronto para atender seu filho. Leve o brinquedo favorito ou uma recompensa para o trabalho bem feito. Você também pode levar um familiar, professor ou especialista em autismo para ajudar a tornar a consulta um sucesso.

        Para o Dentista - O que é autismo?
          O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de complexos transtornos de desenvolvimento neurológico conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Os outros transtornos globais do desenvolvimento são TGD-SOE (Transtorno Global do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação), Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância. Muitos pais e profissionais se referem a este grupo como transtornos do espectro autista (TEA), que afeta 1 em 110 crianças e 1 em 70 meninos.
            Indivíduos com TEA têm dificuldades com:
            • Interações sociais
            • Comunicação
            • Dificuldade relativa em participar de um bate-papo ou interagir
            • Comportamento repetitivo ou estereotipado
            • Indivíduos com TEA também podem apresenta maior ou menor sensibilidade para visão, audição, tato, olfato ou paladar.
            Conselhos para os especialistas
            • Desenvolva uma relação com seu paciente autista.
            • Fale em uma voz calma e suave.
            • Abaixe-se até a altura da criança e transmita segurança e tranquilidade.
            • Não pergunte a criança se ela quer vir com você, apenas diga suavemente para ela o que você vai fazer em seguida.
            • Seja coerente. 
            Preparando seu consultório
              Uma vez que cada criança autista é diferente, algumas sugestões podem funcionar para um paciente, e não funcionar para o outro. Pergunte primeiro aos pais, se existem algumas sugestões que possam melhor atender as necessidades de seu paciente com TEA.
              • Diminua as luzes se necessário.
              • Desligue ruídos altos.
              • Ligue os instrumentos para que a criança possa observá-los antes de iniciar o procedimento.
              • Arrume seu consultório. A bagunça pode distrair a criança ou torná- la ansiosa.
              •  Deixe a criança saber o que você vai fazer. Você pode mostrar para a criança na mão dela, como você vai contar os seus dentes, para que ela saiba o que vai acontecer.
              • Certifique-se de fornecer informações claras e precisas, quando falar com a criança.
              •  Termine cada consulta com uma observação positiva, para que você e seu paciente possam construir o sucesso dessa parceria
              Às vezes, podem ser necessárias várias consultas para completar um exame odontológico. Se você trabalhar com a família nesse processo, você vai construir uma relação em conjunto que irá resultar em um maior tempo de boa saúde oral para as crianças autistas.
                Parte II - Fonte: Autismo & Realidade

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