quarta-feira, 20 de julho de 2016

Medicamentos para TDAH e o sono das crianças


Especialistas discordam sobre se os estimulantes comumente prescritos medicamentos para déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) podem afetar o sono das crianças.

Resultados de uma meta-análise (uma análise de vários trabalhos científicos sobre um determinado assunto), publicada em dezembro de 2015 na revista Pediatrics, no entanto, sugerem que os medicamentos podem reduzir a quantidade e a qualidade do sono para muitos dos cerca de 3,5 milhões de crianças norte-americanas que tomam medicamentos para tratamento do TDAH. Os pesquisadores analisaram ​​os dados de nove estudos anteriores que avaliaram um total de 246 crianças e que, individualmente, apresentaram conclusões contraditórias.

Alguns estudos concluíram que os estimulantes causam insônia, enquanto outros sugeriram que os medicamentos podem melhorar o sono reduzindo comportamento resistente ao sono. O novo estudo determinou que, em geral, medicamentos estimulantes levam as crianças a terem mais problemas e a manterem o sono.

Medicamentos estimulantes levaram a uma maior latência de sono, piora de qualidade e menor duração do sono. Em geral, os jovens referiam que tinham sono de pior qualidade sob o uso de medicamentos estimulantes. É recomendável que os pediatras, cuidadosamente, monitorem problemas de sono e ajustem o tratamento, para promover o sono ideal. Os pais podem ajudar as crianças a dormirem, incentivando rotinas noturnas, tais como histórias de ninar, banhos quentes e atividades relaxantes.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte:  Pediatrics. Dezembro 2015
“Stimulant Medications and Sleep for Youthwith ADHD: A Meta-analysis,”

Nenhum comentário:

Postar um comentário