sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Terapias: Quanto mais melhor?

Por Érika Andrade

Algo relativamente comum após os pais receberem o diagnóstico de autismo de um filho, é pesquisar sobre todos os tipos de terapias e intervenções existentes e ter o impulso de oferecer tudo ao filho, visando ao maior desenvolvimento de habilidades dele, como se esta fosse a única possibilidade viável para a criança.

Obviamente não estou menosprezando a importância das terapias e intervenções precoces, a questão não é essa e sim limites e bom senso por parte dos pais e, porque não dizer, dos profissionais. Sendo assim, seguem algumas coisas que aprendi nesses dois anos pós-diagnóstico:

baby-724894_1280

Não há receita de bolo

Não existe fórmula mágica nem modelo de intervenção que funcione para todos.

Se a dieta sem glúten e sem caseína, por exemplo, operou maravilhas na vida de sua criança, isso não te dá o direito de julgar como “menos mães” as que optaram pela alimentação livre dos filhos. Dieta restritiva também não precisa ser unanimidade e valer o esforço em todos os casos.

Se seu filho está se desenvolvendo muito bem com ABA e o filho da sua amiga com o Modelo Denver e o filho da vizinha com o Son Rise, que bom para os três. Não fique falando diariamente na cabeça das outras mães sugerindo que elas mudem de método porque o terapeuta do seu filho é “o melhor.” Os melhores métodos e profissionais para cada criança são os que funcionam com ela. Títulos pouco valem se não há conexão e transferência por parte dos pais e da criança e contratransferência por parte do terapeuta. Não adianta tentar enfiar goela abaixo do filho uma terapeuta sendo que não houve identificação dele com a mesma. A criança deve ser a protagonista do processo e não objeto.

Estabeleça prioridades

A quantidade e variedade de terapias e acompanhamentos feitos por nosso filho variam de acordo com nossa disposição de tempo e dinheiro, além do que é a prioridade a ser trabalhada naquele momento. Mesmo que os elevados custos da manutenção das terapias não seja um problema para você, que poderia arcar com tudo ao mesmo tempo, o buraco é mais embaixo. Até que ponto vale a pena preencher todos os espaços do dia da criança com atividades sem que ela tenha tempo apenas de ser criança e brincar de maneira livre?

Respeite seus limites

Logo no início dessa vida tão cheia de compromissos, já sentimos o impacto: No primeiro momento nossa vida social praticamente acabou. Não devido ao comportamento do Bernardo, mas à rotina muito cansativa! Afinal, não é nada fácil conciliar todas as terapias com a rotina normal de trabalho e os cuidados com a casa. Além da mudança radical no dia a dia, o impacto financeiro dessa nova realidade também foi imenso, o nosso salário passou a ser quase que exclusivamente para manter todos os profissionais… Conheço pessoas que se endividaram e venderam tudo o que tinham para pagar terapias. Não questiono o fato de que o melhor investimento sempre é em um filho, mas não adianta ser irresponsável e querer manter uma rotina de terapias que seja insustentável financeiramente. Uma hora a conta chega e as conseqüências também.

Não perca a espontaneidade na relação com seu filho

É indiscutível que o envolvimento e implicação dos pais reflete diretamente nos resultados alcançados pelas terapias, mas respeite a sua forma de contribuir e de lidar com isso. Logo no início das intervenções, estávamos de férias e eu brincando com o Bernardo de “cavalinho”na piscina quando comecei a pensar coisas do tipo “Nossa, não deveria estar brincando com ele disso, pois não estou estimulando o contato ocular.” Não demorei a perceber que se passasse a vida com esse nível de cobrança com relação a mim, seria impossível dar conta do dia a dia. Estimular, aproveitar as oportunidades de aprendizado e fazer alguns treinos em casa é uma coisa, entrar na pilha de “terapeutização” massacrante que alguns profissionais tentam impor aos pais é outra bem diferente.  E não perca de vista que estimular o contato ocular é importante, mas brincar de cavalinho com o filho é essencial.

Matéria extraída do site criancaesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário