quinta-feira, 23 de março de 2017

14 informações sobre a Síndrome de Down – Mitos e Verdades

A Fundação Síndrome de Down descreve em seu site algumas afirmações e explica quais são realidade e quais são mito. Veja:

1- Síndrome de Down é uma doença – Mito ou verdade?

Mito. A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais (o par 21). Por isso também é chamada de comotrissomia 21. Não deve ser tratada como doença, é preciso olhar para as pessoas além das características da Síndrome.

Resultado de imagem para Síndrome de Down

2- Síndrome de Down tem cura – Mito ou verdade? 

Mito. “A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença crônica que através de intervenção cirúrgica, tratamento ou qualquer outro procedimento possa se modificar”.

3- Pessoas com Síndrome de Down podem falar – Mito ou verdade? 

Verdade. As pessoas com Síndrome de Down não apresentam barreiras para acessar o código da linguagem, sendo assim, todas as crianças (se não apresentam outros tipos de comprometimentos), podem falar.

4- As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem – Mito ou verdade? 

Verdade. Ao longo da infância e com o surgimento das primeiras palavras e frases, pode-se observar certo atraso no desenvolvimento da linguagem e também dificuldade articulatória para emitir determinados sons. Os fatores, porém, que irão determinar quando e como uma criança começará a falar são muitos, como: estimulação, características de cada indivíduo, entre outros.

5- Pessoas com Síndrome de Down podem andar – Mito ou verdade? 

Verdade. Entretanto, pode-se observar também certo atraso no desenvolvimento motor em relação à maioria das crianças.

6- Pessoas com Síndrome de Down são agressivas – Mito ou verdade? 

Mito. Assim como todas as outras pessoas, o temperamento e comportamento são influenciado por diversos fatores, como ambiente familiar, meio em que vive e frequenta, acontecimentos vivenciados, personalidade, entre outros.

7- Pessoas com Síndrome de Down são carinhosas – Mito ou verdade? 

Mito. Segue o mesmo pressuposto da questão acima. Além do que, muitas pessoas acreditam que os indivíduos com Síndrome de Down são extremamente carinhosos pelo fato de associalos às crianças, infantilizando-os e mantendo-os em uma “eterna infância”.

8- Pessoas com Síndrome de Down tem a sexualidade mais aflorada – Mito ou verdade?  

Mito. O que acontece é que em muitos casos, as pessoas com Síndrome de Down não recebem orientação sexual adequada, tendo sua sexualidade reprimida e algumas vezes ocasionando comportamentos considerados inapropriados. A sexualidade de quem tem Síndrome de Down, porém, é exatamente igual à de todas as outras pessoas.

 9- Pessoas com Síndrome de Down podem adoecer mais – Mito ou verdade?

Verdade. Por conta de uma resistência imunológica mais baixa, as crianças com Síndrome de Down, especialmente nos primeiros anos de vida, podem ser mais suscetíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Com o passar dos anos e com o crescimento da criança, esta propensão diminui.

10- Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar – Mito ou verdade? 

Verdade. Assim como para todas as pessoas, o trabalho faz parte da formação da identidade adulta, por isso, quem tem Síndrome de Down pode e deve trabalhar.

Collette DiVitto abriu seu próprio negócio. Leia mais aqui.

11- Pessoas com Síndrome de Down devem frequentar escola especial – Mito ou verdade?  

Mito. As pessoas com Síndrome de Down tem direito de participação em todos os âmbitos da sociedade e a escola é a representação da sociedade em geral. Assim, devem estar incluídas na rede regular de ensino e esta deve estar preparada para tal.

12- Existe uma idade ideal para a criança com Síndrome de Down entrar para a escola – Mito ou verdade?

Mito. “A criança deve entrar na escola quando for conveniente para ela e para sua família.”

13- Pessoas com Síndrome de Down podem praticar esporte – Mito ou verdade? 

Verdade. As atividades físicas são essenciais para o bem estar físico e emocional, não só das pessoas com Síndrome de Down, mas para todos. Pode ser realizada onde for mais conveniente para a pessoa (academia, parques, etc) e sempre com uma avaliação física prévia, assim como deve ser para todos.

Pedro Fernandes é atleta de natação. Leia mais aqui.

14- As pessoas com Síndrome de Down só se comunicam através da fala – Mito ou verdade?

Mito. A comunicação ocorre normalmente através de gestos, expressões faciais e corporais, choro e escrita, além da fala. “Para haver comunicação é necessário estar numa relação onde seu desejo é reconhecido e respeitado”.

Fonte: Fundação Síndrome de Down

Nenhum comentário:

Postar um comentário