quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Estado australiano cria modelo inclusivo para apoiar aprendizagem de todos

Política de Educação Inclusiva de Queensland pretende garantir suporte para que todos os estudantes aprendam e alcancem seu máximo potencial

diversa.org.br

Há alguns anos, o Departamento de Educação e Treinamento de Queensland, na Austrália, tem investido para garantir que suas escolas estaduais se tornem mais inclusivas e não deixem nenhum estudante para trás Site externo. A contratação de uma avaliação externa foi a estratégia encontrada em 2017 para possibilitar uma reflexão mais profunda das conquistas dos últimos anos e dos avanços ainda necessários. 

Três meninas posam para fotos abraçadas com uniforme escolar e chapéus. Fim da descrição.
Estudantes australianas do estado de Quensland. (Foto: divulgação. Fonte: Zero Project Conference 2020).

A “Review of education for students with disability in Queensland state schools Site externo”, ou Revisão da educação de estudantes com deficiência nas escolas estaduais de Queensland, em português, examinou de que forma o sistema educacional do estado possibilitava aos estudantes com deficiência o suporte necessário à aprendizagem. Além disso, elencou diversas recomendações para que o órgão estadual possa oferecer serviços educacionais de alta qualidade que apoiem todos os estudantes a alcançarem seu máximo potencial.

Como um dos resultados dessa revisão, em 2018, Queensland implementou sua Política de Educação Inclusiva Site externo, com o objetivo de garantir que estudantes com deficiência de suas escolas estaduais recebam o suporte que precisarem para aprenderem, pertencerem à comunidade e terem sucesso escolar.

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Além da política, a estratégia geral do departamento para os próximos anos é garantir que todo estudante tenha sucesso acadêmico, por meio do modelo estratégico “Every Student Succeeding — State Schools Strategy 2020–2024 Site externo”. O modelo tem a inclusão escolar como um dos princípios.

Deborah Dunstone posa para foto em frente a cartaz em que se lê: "Zero Project: for a Deborah Dunstone posa para foto em frente a cartaz em que se lê: "Zero Project: for a world without barriers". Fim da descrição.
Deborah Dunstone durante conferência do Zero Project 2020.

A equipe do Diversa entrevistou Deborah Dunstone, diretora adjunta da área de Deficiências e Inclusão de Escolas Estaduais do Departamento de Educação de Queensland, durante a Zero Project Conference 2020 Site externo, onde a Política de Educação Inclusiva do estado foi reconhecida como política inovadora Site externo.  

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DIVERSA  Deborah, você nos apresentou uma mudança consistente de cultura em Queensland em relação à implementação de um sistema educacional inclusivo. Quando essa mudança começou a acontecer? 

Deborah  Muitas de nossas escolas são inclusivas há muito tempo. Mas há três anos, encomendamos uma revisão externa do departamento. Recebemos um relatório com 17 recomendações. E ficou claro que algumas coisas estávamos fazendo bem, mas que tínhamos muito mais a fazer. Uma das recomendações era definir verdadeiramente o que é educação inclusiva e o que fazer para atingir maiores expectativas para os alunos com deficiência. Por isso, passamos oito meses consultando pais, famílias, professores sobre o que seria inclusão. E percebemos que, em alguns casos, uma escola dizia: “Somos inclusivos aqui”. Mas quando você os colocava sobre a mesa, eles não eram inclusivos ou não eram tão inclusivos quanto pensavam que eram. No entanto, você não pode dizer a uma diretora: “você não é realmente inclusiva”. Nós temos que usar o poder da escola. Os educadores constantemente nos perguntam: “como acham que estamos indo? Isso reflete muito na nossa motivação para pensarmos no agora e no que acontece a seguir. 

DIVERSA  E quais foram os principais desafios dos últimos anos?  

Foi a confiança do professor. E também a confiança das famílias de que as crianças iriam ficar bem, teriam comida e segurança, não sofreriam bullying na escola… E, por último, a liderança de sistema nos níveis mais altos do departamento.

DIVERSA  E as conquistas?    

As pessoas estão nas escolas e as conversas estão acontecendo em todas as comunidades escolares. Elas estão passando por isso e estão criando uma motivação muito forte. Vimos a mudança na gestão acadêmica dos estudantes com deficiência. A maioria dos estudantes está se saindo melhor, está recebendo certificação.  Também vimos uma mudança nas suspensões e expulsões de crianças com deficiência. E a confiança das crianças nelas mesmas melhorou. 

DIVERSA  O que ainda precisa ser melhorado? Como você acha que está a situação da educação inclusiva em Queensland atualmente?  

Ainda estamos nos estágios iniciais. O Departamento de Educação está trabalhando duro para construir uma cultura inclusiva. E isso é sobre funcionários, comunidade escolar. Há um compromisso no país com pessoas com deficiência. Então, nós os estamos observando de perto. Não se trata apenas de educação, é sobre onde as pessoas vivem, sobre acesso a cuidados de saúde etc. O país inteiro está em um espaço de mudança realmente saudável. E acho que com essas recomendações adicionais há muito trabalho a ser feito. Então, estamos com os olhos arregalados, indo devagar, tentando levar as escolas conosco. E estabelecemos como propósito moral que todos os estudantes precisam ser bem-sucedidos. Então, essa foi a decisão deliberada que tomamos, para além da escola, diretores e professores.

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