sexta-feira, 28 de maio de 2021

Como uma criança autista se comporta? Sintomas e causas do autismo

O autismo é um dos transtornos do desenvolvimento diagnosticados na infância. Ele se manifesta, entre outras abstinência e intolerância a vários estímulos que não causam desconforto numa criança saudável. Pessoas autistas vivem no seu próprio mundo, comportando-se de maneiras incomuns para pessoas saudáveis. Explicamos o que é autismo e quando pode ser suspeitado.

zarllor.com


Foto de Anna Shvets no Pexels

Os transtornos do desenvolvimento se manifestam de maneiras diferentes. Às vezes, eles são bastante fáceis de detectar, e é exatamente isso o que acontece com o autismo.

As crianças afetadas se comportam de maneira diferente dos seus pares saudáveis. O diagnóstico precoce do autismo permite a implementação de terapia adequada, o que melhora significativamente a qualidade de vida e facilita o desenvolvimento adequado nas suas várias fases.

O que é autismo?

O autismo na primeira infância é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se manifesta, inter alia, em uma total falta de manutenção de relações com o meio ambiente.

Pessoas autistas se sentem melhor no seu próprio mundo, que é fechado para estranhos, o que causa a falta de reações típicas, por exemplo, entre um pai e um filho.

O autismo causa relutância em acariciar, aumenta a sensibilidade a vários estímulos e influencia a percepção do mundo, o que se torna uma fonte de estímulos excessivamente intensos para uma pessoa autista.

Embora o autismo tenha sido descrito pela primeira vez em 1911, as causas do seu desenvolvimento ainda não foram identificadas. Sabe-se, porém, que se trata de um distúrbio do desenvolvimento de origem neurológica que pode ser causado por genes específicos.

O fundo genético contribui principalmente para a ocorrência de sintomas de um espectro bastante amplo de autismo, causando abstinência, falta de estabelecimento de relações com parentes e o ambiente e comportamentos bastante específicos, por ex. repetir ações em uma ordem específica.

O autismo nem sempre está associado ao retardo mental. Cada vez mais é chamada de “doença da alma” ou “doença dos génios”.

Não é sem razão, porque os transtornos do espectro do autismo foram diagnosticados em pessoas que alcançaram um sucesso excepcional no seu campo, por exemplo, compositores, jogadores de futebol e cientistas.

Autismo – causas

O autismo é um transtorno que tem relação direta com os genes. A teoria de que o autismo está relacionado à imunização foi refutada várias vezes. Não é real.

O fato é que os primeiros sintomas claros desse transtorno surgem por volta do 18º mês de vida da criança, ou seja, durante as visitas de vacinação bastante frequentes, mas nenhum dos estudos realizados até agora comprovou a relação do autismo e o seu espectro de transtornos com o uso de vacinas monocomponentes e multicomponentes.

No entanto, foram identificados genes relacionados à herança do autismo e fatores que influenciam a gravidade dos sintomas desse transtorno.

A base genética do autismo diz respeito a distúrbios de origem cromossómica, que levam em consideração a presença de, inter alia, Gene EN2 no cromossomo 7.

Faça outros fatores que influenciam o desenvolvimento do autismo ou a piora dos seus sintomas incluem:

  • hipóxia durante o parto,
  • paralisia cerebral,
  • infecções experimentadas pela mãe durante a gravidez, incluindo infecção com toxoplasmose,
  • distúrbios metabólicos e alergias,
  • curso severo de algumas doenças em bebés.

O desenvolvimento do autismo também pode ser influenciado por fatores ambientais, incluindo relacionadas ao ambiente da criança.

Autismo – sintomas

Os sintomas do autismo são um grupo de sintomas diferentes que aparecem nas próximas fases da vida de uma criança.

Inicialmente, na infância, o autismo pode ser indicado pela calma não natural de uma criança, falta de interesse pelo ambiente, nenhum sorriso inconsciente e consciente, nenhum desconforto manifestado por choro, alongamento não natural de uma criança ao ser tocada ou olhando para um ponto.

Em crianças com vários meses de idade, existem sinais perturbadores de desenvolvimento adequado, ou seja, distúrbios no desenvolvimento motor (a criança não quer sentar ou engatinhar), falta de desenvolvimento ou desenvolvimento anormal da fala, sem apontar com a mão para objetos, nenhuma reação ao nome e outros estímulos, por exemplo, o sorriso dos pais ou ruídos altos.

As crianças autistas mais velhas sentem-se melhor na solidão, tratam os membros da família com distância e parecem não notar o que os rodeia. Nesta fase, a incapacidade de demonstrar afeto é perceptível.

Também há falta de imitação e encenação, falta de vontade de estar em um grupo de pares, menos atividade e relutância em praticar exercícios.

Sintomas bastante típicos do autismo são a relutância a qualquer contato com o meio ambiente, a falta de relações sociais e de funcionamento de acordo com padrões específicos, cuja mudança causa rebelião e reações muito impulsivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário