terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O desenvolvimento da linguagem e a inteligência no Autismo(parte 1)


Do original em Espanhol: “El desarrollo del lenguage y la inteligencia em el autismo”

“O desenvolvimento da inteligência está intimamente ligado ao desenvolvimento da inguagem. Contudo, o quociente intelectual é um critério, e não uma relação”. A frase que acabam de ler é de Gerardo Aguado, e põe em relevância um aspecto fundamental e que está muito ligado ao autismo e à visão que existe a respeito deste transtorno e o qual tem muito a ver com a inteligência. Um dos debates existentes na atualidade se refere precisamente aos aspectos quantitativos e qualitativos da inteligência nos portadores de autismo. Não podemos medir a quantidade da mesma forma que medimos a qualidade da mesma, baseando-nos nos padrões que são válidos para nós. De fato, a qualidade desta inteligência medida com base em nossos padrões talvez invalide a própria medição. Podemos remontar-nos ao caso de Victor de Aveyron, o “menino sevagem” encontrado na França em 1799, o qual foi entregue a Jean Itard para seu “tratamento” e processo de “civilização”. Victor apenas desenvolveu a liguagem verbal, aprendeu algumas palavras e, ainda que tivesse melhorado muito a nível de comportamento, realmente não alcançou os objetivos que Itard pretendia, inclusive tendo sido submetido a um processo de “sensibilização”, já que a vida ao ar livre parecia tê-lo insensibilizado ao frio e ao calor. De fato, a intervenção que Itard levou a cabo(largamente documentada), trabalhou os aspectos de linguagem, sociabilidade, sensorial, etc ainda que não com muito êxito. Na descrição que Itard fez da primeira impressão que lhe causou o menino, descrevia-o como “um menino desgradavelmente sujo, afetado por movimentos espasmódicos e inclusive convulsões, que se balançava incessantemente como os animais do Zoo, que mordia e arranhava a quem se aproximava, que não mostrava nenhum afeto aos que lhe cuidavam e que, em suma, se mostrava indiferente a tudo e não prestava atenção a nada. De fato, se olharmos o caso de Gaspar Hauser, que ainda que com certas similaridades, se existia um aspecto diferenciador importante, é que apesar de que o menino de Aveyron tivesse crescido supostamente em absoluto isolamento, Caspar Hauser ( apesar de seu cativeiro ) se teve contato, ouvia a voz de seu captor, e após a sua libertação desenvolveu uma linguagem verbal fluente. Poderíamos relacionar isto com a etapa pré-operacional descrita por Piaget, fase na qual a criança desenvolve os aspectos fundamentais associados à linguagem, e que se inicia aos dois anos de idade e finaliza aos sete anos. “As crianças têm etapas de desenvolvimento; uma criança que alcançou a etapa pré-operacional desenvolve uma representação mental do brinquedo e uma imagem mental de como pegá-lo. Se a criança pode usar palavras para descrever a ação, já o está cumprindo mental e simbolicamente com o emprego das palavras. Um dos principais avanços deste período é o desenvovimento da linguagem; a capacidade para pensar e comunicar-se por meio das palavras, que representam objetos e acontecimentos”(Piaget 1967). E ainda que estes dois casos não tenham relação com os transtornos do espectro do autismo(TEA), podem servir-nos como exemplo do conceito de “Isolamento” e seu impacto no desenvolvimento da linguagem e portanto do desenvolvimento de mapas de inteligência, tal e qual os entendemos. Este desenvolvimento intelectual alterado ou diferente, no qual não existe uma comunicação funcional, pode levar a desenhar modelos diferentes dos processos cognitivos e intelectuais, tal como no caso do menino de Aveyron, onde pelo mero fato de apresentar condutas absolutamente diferentes não se pode definir se sua capacidade intelectual está ou não afetada até o ponto de haver podido sobreviver só, sendo uma criança em um meio hostil. Esta adaptabilidade é o que gera uma configuração distinta de nossos modelos intelectuais e portanto mostra resultados que podem variar de forma considerável. Em outras palavras, existe um impacto direto do nosso meio na construção dos nossos mapas de inteligência.
Mas se damos um salto no tempo(2011), chegamos até o trabalho de Patricia Kuhl, que nos explica os processos de aquisição da linguagem desde o nascimento. De como o cérebro da criança elabora padrões para ir configurando e preparando seu cérebro para o momento da linguagem. No artigo “Aquisição da linguagem oral: idioma materno ou idioma aprendido?”, teorizava baseando-se precisamente nos princípios aqui relatados, donde se a aquisição da linguagem é tardia por parte da criança com autismo, talvez não possamos falar de uma linguagem materna propriamente dita, senão de um idioma aprendido posteriormente. Segundo Ami Klin “O autismo se cria a si mesmo na medida em que o caminho da aprendizagem se bifurca em uma direção diferente da esperada. O autismo se auto-gera”, e por isso, o quanto antes se intervenha, as probabilidades de que a intensidade com que o autismo impacta diminuam são maiores. Quer dizer, a severidade do autismo na grande maioria dos casos é inversamente proporcional à qualidade e presteza da atenção precoce. E obviamente, os aspectos relacionados com a comunicação são os que permitirão que aspectos tão importantes como a sociabilidade se possam dar de uma forma muito mais natural, sem ser necessário intervir de forma intensa e/ou dirigir esta aprendizagem. Daí a importância da detecção precoce. Os sistemas de “Eye-tracking” começaram a dar informação sobre a possibilidade de adiantar o diagnóstico, tal como afirma Ami Klin. E esta urgência no diagnóstico é básica para iniciar a intervenção na criança.

(continua...)

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