quinta-feira, 2 de abril de 2015

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas


                                                      Ban Ki-Moon - Secretário Geral das Nações Unidas

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2015

É profundamente alentador constatar a crescente consciência pública sobre os transtornos do espectro autista e o aumento dos serviços públicos destinados a muitos dos portadores. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo não só promove uma maior compreensão, senão que empodera os pais a que possam aceder a terapias de intervenção precoce e supõe um chamamento à plena integração social das pessoas com autismo. Também é um convite àqueles que formulam as políticas para que incentivem as escolas a que abram as suas portas aos estudantes com autismo. Com o apoio adequado podem- e devem- ser educados no núcleo de suas comunidades. Chegou o momento de incrementar ainda mais o acesso às oportunidades de trabalho para as pessoas com autismo. Este ano tenho o prazer de lançar um “Chamamento ao emprego”, convidando as empresas a que assumam compromissos concretos para empregar as pessoas do espectro autista. Incentivamos as instituições públicas, as empresas e os pequenos negócios a que examinem mais detidamente o modo como percebem as pessoas com autismo, se preocupem em informar-se sobre este transtorno e criem oportunidades que permitam mudar vidas. As pessoas com autismo têm um enorme portencial. A maioria tem extraordinárias habilidades visuais, artísticas ou acadêmicas. Graças ao uso de tecnologias de apoio, as pessoas com autismo não-verbal podem comunicar-se e compartilhar suas capacidades não aparentes. Reconhecer o talento das pessoas do espectro autista, mais do que centrar-se em suas debilidades, é essencial para criar-se uma sociedade que seja verdadeiramente inclusiva.
Contudo, mesmo onde a consciência sobre o autismo está mais avançada, mais de 80% dos adultos com autismo estão desempregados. Isto explica por que é tão importante que os empregadores compreendam suas habilidades únicas e frequentemente excepcionais e propiciem ambientes de trabalho em que possam se destacar.
Esta importante missão só pode ser bem sucedida se se dispõe de formação profissional adequada e apoio suficiente em um processo de contratação que deve permitir que as pessoas se integrem com êxito na força de trabalho em nível mundial.
A Assembleia Geral das Nações Unidas tem feito um apelo para que se incrementem o acesso e as oportunidades para as pessoas com autismo. Ao declarar 2 de Abril o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Assembleia também instou a que se facilitasse a capacitação dos administradores públicos, os prestadores de serviços, os cuidadores, as famílias e os não profissionais para apaoiarem a integração das pessoas com autismo na sociedade, de forma que possam tornar efetivo todo o seu potencial.
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, unamos nossas forças, de forma a criar as melhores condições possíveis para as pessoas com autismo e assim possam fazer sua própria contribuição para um futuro que seja mais justo e sustentável para todos.


Fonte: http://autismodiario.org/2015/04/01/mensaje-del-secretario-general-en-el-dia-mundial-de-concienciacion-sobre-el-autismo-2015/

Tradução, edição e revisão: Janez Robba

Nenhum comentário:

Postar um comentário