segunda-feira, 20 de abril de 2015

Udesc inicia inscrições para curso gratuito virtual sobre estudantes com autismo na escola

O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou nesta quinta-feira, 16, as inscrições para um curso gratuito online de formação docente, com o tema "O estudante com autismo na escola",para profissionais de educação e alunos de graduação.

Com 150 vagas e carga de 40 horas, o curso será realizado de 13 de maio a 21 de junho na modalidade a distância, pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As inscrições, que irão até 31 de abril, podem ser feitas na internet.

O curso abordará as compreensões sobre: trasntorno de espectro autista (TEA); métodos, técnicas e terapias; inclusão do aluno com TEA; estudo de caso, desenvolvimento e aprendizagem da criança com TEA; e atendimento educacional especializado para alunos com TEA.

O objetivo é contribuir na formação e na qualificação de professores de educação das escolas e de acadêmicos de graduação. O curso será realizado pelo Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi) e pela Direção de Extensão da Udesc Cead, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8400.


Sobre o autismo

De acordo com o Ledi, autismo ou transtorno de espectro autista é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e pelos comportamentos repetitivos.

Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, seu estado as afeta com intensidades diferentes. "Essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento", diz a equipe do laboratório.

O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção. E, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, como sono e distúrbios gastrointestinais, e podem apresentar condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência, podem desenvolver ansiedade e depressão.

Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente normal, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.

O autismo é uma condição permanente: a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. "Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender", destaca a equipe do Ledi.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143


Fonte: http://www.udesc.br/?idNoticia=12812

Nenhum comentário:

Postar um comentário