quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Esta fantástica equipa prova que o síndrome de down não é um obstáculo ao emprego

Na Itália, abriu recentemente o primeiro hotel do mundo atendido exclusivamente por jovens com síndrom de down. Este desafio foi criado por um grupo de profissionais da área da hotelaria e gastronomia, que pertenciam à associação Hasta Welcome, depois de algumas delas trabalharem com Nicollò, um jovem com Síndrome de Down que fez diversos estágios profissionais com o Chef Antonio De Benedetto – uma das caras da associação.


Tendo como ponto de partida toda a experiência com este jovem, o grupo quis desafiar as leis do marketing e incluir pessoas com capacidades diferentes no mercado laboral, bem como fomentar a inserção de jovens com Síndrome de Down, com o objetivo de os ajudar a construir a sua autonomia.

O hotel criado chama-se Albergo Ético e localiza-se no coração da província de Asti. Foi inaugurado em Junho deste ano, mas tem já um novo objetivo para o próximo ano: passar a 4 (ou 5!) estrelas. Conta atualmente com 26 quartos e um total de 60 camas, um restaurante que funciona numa adega histórica com capacidade para 50 pessoas, jardim, ar condicionado, internet sem fios e zona de co-working com acesso livre para os habitantes da cidade.

Além da possibilidade de aprenderem um ofício e adquirirem experiência profissional, os jovens desfrutam de um espaço onde podem aprender a viver sozinhos, a gerir a sua vida autonomamente e a trabalharem em grupo.

“A intenção é formar novos profissionais no setor turístico de toda a Itália, ajudando-os na aquisição da autonomia pessoal, passo indispensável para pessoas que já encaram dificuldades no mundo do trabalho.” – lê-se no jornal La Repubblica.




Fotografias de Albergo Etico | Fonte: Novamira

Nenhum comentário:

Postar um comentário