terça-feira, 25 de agosto de 2015

Guia de treinamento para o cuidado com os dentes – Parte II

Preparando-se para a consulta odontológica - Encontrando o consultório adequado
    É importante encontrar um dentista que tenha experiência em tratar indivíduos autistas. Você pode encontrar um dentista em sua região, através do Guia de Recursos da Autism Speaks. (www.AutismSpeaks.org/community/resources)
      Você pode procurar saber se o dentista tem um questionário que você possa preencher antes de sua consulta. Caso não tenha, você pode utilizar o questionário fornecido neste guia.
        Converse com o dentista antes da consulta.
          • Informe ao dentista qual o melhor horário do dia para seu filho.
          • Descreva as preocupações ou desafios que podem apresentar-se durante a consulta.
          • Verifique se ele tem fotos do consultório para que você possa analisá-las junto com seu filho antes da consulta. 
          Preparando-se para a consulta odontológica
            Você pode preparar seu filho antes de ir ao dentista. Para algumas crianças, um planejamento visual pode ser útil para que eles saibam o que vai acontecer durante a consulta. Você também pode experimentar praticar com seu filho sentar-se em uma cadeira reclinável. Talvez você precise ensinar cada uma das etapas a seguir para que ele compreenda as instruções do dentista.
              • Colocar as mãos na altura de seu estômago
              • Colocar os pés em linha reta
              • Abertura ampla da boca
              • Mantê-la aberta
              • Contar seus dentes
              • Limpar com uma escova elétrica
              • Fazer exame radiológico
              • Cuspir na pia 
              Talvez cada etapa precise ser vencida individualmente. Muitos dos instrumentos utilizados em uma consulta odontológica podem ser comprados na farmácia. São eles:
              • Lanterna pequena
              • Espelho odontológico
              • Massageador de gengiva com extremidade de borracha
              Você também pode ser capaz de obter alguns suportes para radiografia odontológica com seu dentista antes da consulta, para que seu filho possa praticar mordendo esse suporte e familiarizar-se para caso seja necessário realizar alguma radiografia.
                Planejamento Visual
                  Os autistas geralmente utilizam suportes e planejamentos visuais. O seguinte planejamento visual descreve as etapas necessárias para uma consulta odontológica. As famílias podem ficar a vontade para imprimir as fotos e criar um planejamento visual para seu filho. Algumas famílias podem imprimir a página e assinalar as atividades conforme elas ocorrem. As páginas podem ser protegidas por um material transparente e uma caneta que apague pode ser usada, para assinalar cada atividade, de forma que essa página possa ser reutilizada em cada consulta Outras podem cortar as fotografias e protegê-las com um material transparente, e colocar velcro no verso de cada fotografia. As fotografias são arrumadas num quadro, em ordem cronológica, e a cada etapa finalizada a fotografia é removida.
                    Algumas crianças podem precisar ser estimuladas com um agradecimento verbal, um item preferido ou uma recompensa após cada etapa. Outras podem ser capazes de completar algumas, muitas ou todas as etapas antes de receber um agradecimento verbal ou uma recompensa. Cada criança precisará trabalhar em seu próprio ritmo para obter as habilidades necessárias para uma consulta odontológica.

                    Parte I - Fonte: Autismo & Realidade

                    Nenhum comentário:

                    Postar um comentário