quinta-feira, 1 de junho de 2017

Entenda o que é a síndrome de Savant

Resultado de imagem para madre con su hijo

A síndrome de Savant ou Síndrome do sábio porque Svant em francês significa sábio, é um distúrbio psíquico raro onde a pessoa possui graves défices intelectuais. Nesta síndrome, a pessoa tem sérias dificuldades em se comunicar, compreender o que lhe é transmitido e estabelecer relações interpessoais. No entanto, possui inúmeros talentos, principalmente ligados à sua extraordinária memória.

Esta síndrome é mais comum desde o nascimento, aparecendo frequentemente em crianças com autismo, porém também pode se desenvolver na idade adulta quando se sofre traumatismo cerebral, ou alguma virose com encefalite, por exemplo.

A síndrome de Savant não tem cura, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas e a ocupar o tempo livre, melhorando a qualidade de vida dos portadores da síndrome.

Entenda o que é a síndrome de Savant

Principais características da síndrome

A principal característica da síndrome de Savant é o desenvolvimento de uma capacidade extraordinária em uma pessoa com deficiência mental. Essa capacidade pode estar relacionada com:

  • Memorização: é a capacidade mais comum nestes casos, sendo comum a memorização de horários, listas telefônicas e até dicionários completos;
  • Cálculo: são capazes de fazer cálculos matemáticos complexos em poucos segundos, sem utilizar papel ou qualquer aparelho eletrônico;
  • Habilidade musical: são capazes de reproduzir uma peça musical inteira após a ouvirem apenas uma vez;
  • Habilidade artística: apresentam excelente capacidade para desenhar, pintar ou fazer esculturas complexas;
  • Linguagem: conseguem compreender e falar mais do que uma língua, existindo casos em que desenvolvem até 15 línguas diferentes.
A pessoa pode desenvolver apenas uma destas capacidades ou várias, sendo que as mais comuns são as relacionadas com memorização cálculo e habilidade musical.

Como é feito o tratamento

Geralmente o tratamento para a Síndrome de Savant é feito com terapia ocupacional para ajudar no desenvolvimento da capacidade extraordinária do paciente. Além disso, o terapeuta pode ajudar a pessoa a melhorar as suas capacidades de comunicação e compreensão através da utilização dessa capacidade.

Além disso, pode ser necessário fazer o tratamento do problema que levou ao surgimento da síndrome, como traumatismos ou autismo. Dessa forma, pode ser necessária uma equipe de profissionais de saúde para ajudar a melhorar a qualidade de vida do portador da síndrome.

Fonte: tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário