quarta-feira, 8 de junho de 2016

Filho especial: 6 atitudes que todos pais deveriam ter

Ter um filho especial deixa os pais abalados e assustados. Um grande sentimento de culpa toma conta dos pais, principalmente da mãe.


Sentimentos de tristeza, raiva, medo e de ansiedade em relação a criança normalmente costumam acontecer. Afinal ser pai e mãe já é uma empreitada exaustiva, mas ser pais de um filho especial leva as coisas a outro nível.

Muitas são as preocupações assim que se descobre que o filho tem algum tipo de deficiência. Dúvidas como por exemplo: “Como será a vida dessa criança “sendo diferente” em um mundo que normalmente é tão duro em relação às diferenças?”, “Como será minha vida e de minha família daqui pra frente?”, “Como ficarão as finanças”… Essas e inúmeras outras questões surgem nos pensamentos dos pais. A carga emocional é muito grande, até mesmo porque os pais geralmente tem mania de decidir o que os filhos serão quando crescerem.

Toda essa desestruturação inicial será mais ou menos intensa de acordo com o estágio de desenvolvimento que a família estiver na ocasião. Toda essa situação vivenciada exigirá mudanças de papéis e buscas de estratégias para enfrentar esse desafio. Vejam algumas atitudes que são fundamentais durante esse processo:

Amor, muito amor!
Quem não gosta de carinho, não é mesmo? Demonstrações de amor é tudo que uma criança precisa. É fundamental!

Paciência e Perseverança
Respeitar o tempo da criança, pois toda criança tem um ritmo único no processo de evolução. Aos poucos ela irá aprendendo dentro da suas possibilidades. Mas procurem prepará-la para a autonomia, para alcançar seu máximo possível.

Transformar o cenário em algo positivo
Não se trata de ignorar a realidade dos fatos, nem tão pouco afirmar que aquilo não aconteceu, mas não permitam que pensamentos negativos atrapalhem os objetivos que vocês têm para melhorar a vida dessa criança.

Estímulo, muito estímulo!
Toda realização de um filho especial tem que ser encarada como uma grande vitória. Todo estímulo e incentivo são muito bem-vindos. A autoestima da criança irá melhorar muito quando vocês derem muita força para cada pequena atividade que ela realizar.

Ler e aprofundar muito no assunto
Busquem mais conhecimentos sobre a deficiência do seu filho. Hoje temos a internet, que é uma verdadeira biblioteca mundial. Pesquisem sobre o assunto, procurem se informar mais sobre como vocês podem ajudá-la a se desenvolver cada vez mais. Aqui no blog há muitas informações sobre crianças com deficiência.

Contato com outros pais
Procurem entrar em contato com outros pais que também têm filhos com o mesmo tipo de deficiência do seu filho. Todo mundo sairá ganhando com isso, pois será uma grande troca de experiências. Há vários grupos no Facebook. Pesquise!

Enfim, com o tempo você descobrirá que ter um filho especial é uma benção. Quando seu filho superar as dificuldades e os obstáculos vocês saberão o verdadeiro significado da palavra vitória e alegria.

Vera Garcia (Criadora do Blog Deficiente Ciente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário