quarta-feira, 1 de junho de 2016

O que é Autismo? Síndrome de Asperger, Angelman, XFrágil, Rett, Hiperlexia e outros? - Parte III

Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento

A Síndrome de Asperger compreende outro transtorno invasivo do desenvolvimento, entretanto diferentemente do autismo infantil, a criança com Síndrome de Asperger apresenta desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresenta atraso no desenvolvimento da fala.

O desenvolvimento da criança parece normal, mas no decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com frequência a presença de preocupações obsessivas. Sua capacidade de interagir com outras crianças torna-se difícil, é pouco empática, apresenta comportamento excêntrico, suas vestimentas podem se apresentar estranhamente alinhadas e a grande dificuldade de socialização tende a torná-la solitária. Há prejuízo na coordenação motora e na percepção visoespacial.


Esse jovem frequentemente apresenta interesses peculiares e pode passar horas assistindo ao canal da previsão do tempo na televisão ou estudando exaustivamente sobre temas ou assuntos preferidos como dinossauros, carros, aviões ou mapas de ruas, por exemplo.

Parte I
Parte II
Associação dos Amigos do Autista

Algumas coisas são aprendidas na idade "própria", outras cedo demais, enquanto outras só serão entendidas muito mais tarde ou somente quando ensinadas.

Alguns pesquisadores acreditam que Síndrome de Asperger seja a mesma coisa que autismo de alto funcionamento, isto é, com inteligência preservada. Outros acreditam que no autismo de alto funcionamento há atraso na aquisição da fala e na Síndrome de Asperger não.

Muitas pessoas afirmam que a importância da diferenciação entre Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento seja mais de cunho jurídico do que propriamente para escolhas relacionadas ao tratamento. Por um lado, para algumas pessoas dizerem que alguém é portador de Síndrome de Asperger parece mais leve e menos grave do que ser portador de autismo, mesmo que de alto funcionamento. Por outro lado, a maioria das instituições de autismo no mundo alegam que esta divisão em duas patologias diferentes enfraquece um movimento que necessita de tanto apoio, como o dos que trabalham pelo autismo.

Fonte: BengalaLegal

Doutor Gustavo Teixeira - www.comportamentoinfantil.com

Um comentário:

  1. Boa tarde, e obrigado pelo texto. Me chamo Mathjeus e sou estudante de Design Gráfico pela Centro universitário Una e Belo Horizonte - MG. E estou desenvolvendo um trabalho cujo o objetivo é criar uma cartilha (manual) para "sobrevivência" da criança com Asperger, quando digo "sobrevivência" me refiro às regras básicas de convivo adotadas pela sociedade em geral, com o objetivo de ensinar, de forma simples e objetiva ao leitor como aumentar o convívio social e a empatia para com os os demais membros da sociedade. O Plano é fazer uma cartilha bem ilustrativa com frases pequenas e muitas imagens desenhadas de forma à chamar atenção dessa criança e incentivar ela a repetir o que está na cartilha, por exemplo:

    Ao chegar em um ambiente novo, Diga OI para quem já está la.
    Ao sair de algum lugar, despeça das pessoas!

    Frases desse modo fortalecidas com imagens da situação em questão.

    Gostaria de um feedback com a opinião de vocês quanto ao projeto, assim como dicas e/ou materiais e fontes de pesquisa.

    Muito obrigado

    Att
    Matheus Almeida David Diniz Ferreira
    matheus.david@outlook.com

    ResponderExcluir