quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Como as crianças e adolescentes com deficiência auditiva acompanham as videoaulas atualmente?


Este ano, devido à pandemia, o ensino foi adaptado para o sistema remoto. Mas como as crianças e adolescentes com deficiência auditiva fazem para acompanhar as videoaulas?

Têm sido um desafio enorme tanto para as crianças e adolescentes como para para os pais. A nova modalidade, seja ela temporária ou não, requer dedicação e atenção redobrada para a educação de qualidade, principalmente quando se trata do aluno com deficiência auditiva.

Não se vê a rodo por aí a inclusão social nas escolas, não é mesmo? Imagina então a inclusão no ensino a distância que pegou todo mundo de surpresa? A adaptabilidade para os deficientes auditivos é um processo mais demorado e com isso, as escolas e os pais tiveram que se reinventar rapidamente para descobrir e entender as plataformas disponíveis e quais mais se adequariam a todos.

Mas, infelizmente, a educação em sala de aula virtual ainda não é uma realidade para todos. Nem todas as escolas puderam disponibilizar vídeo aulas e com isso, muitos alunos com deficiência auditiva ou não, ficaram sem aulas e consequentemente podem ter ficado “pra trás” nos estudos.

A Unesco divulgou, durante este ano, uma lista de recomendações às escolas para o ensino à distância, dentre elas a inclusão de pessoas com deficiência. É descabido pedir que mães, pais e responsáveis aceitem retrocessos na inclusão por conta da pandemia.

A escola inclusiva é aquela que abre espaço para todos. As crianças com deficiência têm direito à Educação em escola regular, onde o convívio com todos os alunos, não segrega a criança e sua acolhida pode contribuir para a construção de uma visão inclusiva”

Os cuidados e ferramentas de um ensino inclusivo devem ser prioridade na direção de uma escola. Veja algumas medidas que devem entrar em questão:

– Instalação de equipamentos próprios dos laboratórios da escola na casa dos estudantes para que possam, de fato, participar das aulas à distância

– Diversificar estratégias e flexibilizar atividades de modo a incluir a criança com deficiência

– Nunca dispensar uma criança com deficiência de alguma atividade ou convocá-la a fazer outra mais simples

– Professores devem ter em mente que o ensino é um só, mas o aprendizado é diferente para cada aluno

A educação é para todos e nenhuma distância vai nos separar.

Fontes:

https://cangurunews.com.br/a-crianca-com-deficiencia-na-quarentena/

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1972/desafios-na-inclusao-dos-alunos-com-deficiencia-na-escola-publica

https://busca.estadao.com.br/?q=inclus%C3%A3o+da+crian%C3%A7a+com+defici%C3%AAncia+no+ensino+a+distancia

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