terça-feira, 18 de agosto de 2015

Guia de treinamento para o cuidado com os dentes – Parte I

Para as Famílias - Introdução em casa
    Saúde oral é um componente muito importante da vida cotidiana saudável. Mas para algumas crianças autistas, hábitos de saúde oral pode ser um desafio. Nossa esperança é que este guia forneça informações para ajudar as famílias a começarem uma vida de boa higiene oral.
      Para começar, você e seu filho devem escolher a escova de dente certa. Existem muitos tipos, estilos e cores disponíveis. É importante que a escova seja do tamanho certo para a boca do seu filho e que tenha cerdas macias.
          Algumas crianças autistas podem apresentar dificuldade em escovar os dentes. A sensação inicial pode ser desconfortável e a criança pode precisar ser dessensibilizada. Você pode iniciar usando a escova de dente para tocar os lábios ou apenas o interior da boca do seu filho. Você também poderá ensinar seu filho a "abrir completamente." Para melhor entendimento, mostrar para seu filho como você escova os próprios dentes também pode ser útil.


            Escovação e Uso do Fio Dental - Escovando os dentes do seu filho
            • Fique atrás do seu filho com a cabeça dele em seu peito.
            • Coloque uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dente no meio da escova.
            • Guie a escova como se você fosse escovar os próprios dentes.
            • Existem seis etapas para a escovação:
            1. Escovar a superfície externa, interna e os dentes posteriores superiores e inferiores de cada lado da boca, cinco vezes.
            2. Passar para a arcada superior e escovar a superfície interior, exterior e de mastigação, cinco vezes.
            3. Escovar a superfície interior e exterior dos dentes frontais da arcada inferior, cinco vezes.
            4. Passar para a arcada superior e escovar a superfície exterior e interior dos dentes posteriores, cinco vezes.
            5. Escovar a superfície da superfície interior, exterior e de mastigação, dos dentes frontais da arcada superior, cinco vezes.
            6. Escovar a superfície interior, exterior e de mastigação dos dentes posteriores da arcada inferior cinco vezes.
            Embora a maioria escove os dentes no banheiro, para acomodar seu filho a escovação, você pode fazer isso no sofá ou em qualquer outra parte da casa onde ele possa se sentir mais à vontade. O objetivo é o seu filho escovar os dentes da maneira mais independente possível.

              Uso do fio dental
                Outra prática de saúde oral importante que deve ser dominada é uso do fio dental. Da mesma forma que a escovação, essa prática deve ser introduzida logo que possível em pequenas etapas, na medida em que cada sucesso é construído.
                • Você irá usar a mesma técnica. Coloque a cabeça do seu filho em seu peito e use o fio dental como se fosse em seus próprios dentes.
                • Use o fio dental em cada dente. Novamente, o objetivo é seu filho conseguir realizar essa tarefa sozinho.
                  Outras dicas que podem ser úteis
                    - Algumas famílias acham útil utilizar um cronômetro para que o indivíduo com qualquer transtorno do espectro autista (ASD) possa ficar sabendo quando a tarefa irá acabar.
                      - Os autistas utilizam suportes e planejamentos visuais. Um planejamento visual pode ser criado tirando fotografias das etapas descritas na página anterior.
                      • As famílias, em seguida, podem imprimir as fotos e criar planejamentos visuais para seu filho. Algumas famílias podem imprimir a página e assinalar as atividades conforme elas ocorrem. As páginas podem ser protegidas por um material transparente e uma caneta que apague pode ser usada, para assinalar cada atividade, de forma que essa página possa ser reutilizada.
                      • Outras podem cortar as fotografias e protegê-las com um material transparente, e colocar velcro no verso de cada fotografia Essas fotografias são arrumadas num quadro, em ordem cronológica, e a cada etapa vencida a fotografia correspondente é removida.
                      - Outra opção é fotografar cada etapa do processo de escovação dental, carregar as imagens para um retroprojetor e programá-lo para que cada fotografia seja exibida durante intervalos de 10 segundos. Isso pode ser usado no banheiro, enquanto a criança estiver escovando os dentes para que ela tenha um lembrete visual do momento em que deve passar para a próxima etapa.* 
                        - Alguns indivíduos precisam ser estimulados com um agradecimento verbal ou uma recompensa após cada etapa. Outras podem ser capazes de completar alguma, muitas ou todas as etapas antes de receber um agradecimento verbal ou guloseima. Cada criança precisará trabalhar em seu próprio ritmo para obter as habilidades necessárias para escovar seus dentes.
                          Uma vez que a escova de dente manual foi dominada, uma escova elétrica pode ser introduzida. A escova elétrica é um pouco diferente no que diz respeito à forma como a escovação é realizada e então, o indivíduo já não precisa mais fazer os "movimentos para a escovação". 
                            Em todos os casos, o objetivo final é o autista escovar os seus dentes da forma mais autônoma possível. 
                              *Este tipo de suporte visual foi desenvolvido por Gloria Satriale, Diretora Executiva da PAAL (Preparando Adolescentes para a Vida Adulta).
                                Fonte: Autismo & Realidade

                                Nenhum comentário:

                                Postar um comentário