segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Por que abraçar uma causa?





Desconheço o autor da frase, mas penso que ele foi muito feliz quando afirmou: “Quem tem um “Por quê” para viver suporta qualquer “Como”. De fato, abraçar uma causa, por exemplo, muitas vezes se constitui num poderoso expediente terapêutico que vem a decidir a sobrevivência física e/ou psíquica de uma pessoa. É o caso de muitas pessoas que se dedicam a cuidar de animais de rua, defender a natureza, cuidar de uma praça, etc, e encontram nisso uma nova razão para viver. A explicação é muito simples: nós nos sentimos mais úteis e vivos fazendo isto e, na medida em que o fazemos, estamos trabalhando aspectos de nossa personalidade que precisam ser abordados de uma maneira mais prática. Esta é a essência do serviço, estando a sua recompensa no fim das contas na própria ação que praticamos. Quando se fala em abraçar uma causa, é comum que venha à mente das pessoas a doação em dinheiro, o serviço voluntário e as manifestações coletivas em lugares públicos, por exemplo. Existem, no entanto, outras formas de colaborar com uma determinada causa e que podem ser bem mais eficazes e simples. Para entendermos como isto funciona, é necessário que entendamos o conceito de “Médium”. “Médium” significa meramente “Meio” ou “Veículo”, e é um conceito muito importante não só para a Psicologia Comunicacional, como também para a Propaganda e Publicidade. A palavra da moda nos dias atuais é “Mídia”, plural de “Médium”. Portanto, chamamos os jornais, revistas, rádios e televisão de Mídia pelo motivo óbvio de que estes são os veículos privilegiados de informação. Se assim é, então temos que o maior de todos os veículos é o próprio ser humano que, através da sua fala, das suas atitudes, do seu vestir entre outros, veicula as ideias, os ideais e os valores da sua cultura, valores estes que lhe foram transmitidos das gerações passadas pelos pais, professores, etc, e que ele retransmite para diante. Importante é perceber que, mesmo sem o sabermos, todos nós estamos o tempo inteiro fazendo isto, e não há como evitar. Todos nós somos “Médiuns” no sentido comunicacional do termo. Muitas vezes, ganhar visibilidade é muito mais importante do que receber doações, etc. O melhor e mais recente exemplo disso foram as manifestações ocorridas em todo o país em meados de 2013, cujo slogan era “Não é pelos 20 centavos”. Nada se lucrou com estas manifestações, mas foi um fenômeno de midia que chamou a atenção até internacionalmente, e tem muitas lições que interessam aos profissionais das áreas de Marketing, Propaganda, Publicidade, Política e Psicologia.
A ONG Sorriso Novo há vários anos abraçou, entre outras, a causa das crianças portadoras de necessidades especiais e, neste momento, conquistar visibilidade tem importância fundamental para nós, de forma que ao solicitarmos a sua colaboração estamos pedindo apenas que você, leitor, colabore da maneira mais fácil, prática e barata: inscrever-se em nosso Blog e/ou ajudar a disseminar as nossas postagens e o nosso noticiário através das redes sociais. Simples, não? Desta forma, você também estará abraçando a nossa causa e ajudando a criar um mundo mais confortável para os portadores de necessidades especiais. Junte-se a nós. Colabore!
Muito obrigado!


Janez Robba
ONG Sorriso Novo

Crédito da foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário