- Mostra menos ou nenhuma expressão em resposta ao sorriso dos pais ou outras expressões faciais
- Evita seguir o olhar ou o dedo de um dos pais para ver o pai está olhando ou apontando para
- Não atente a chamados de atenção
- Menor probabilidade de trazer objetos para mostrar aos pais apenas para compartilhar seu interesse
- Não apresentam expressões faciais
- Dificuldade em reconhecer o que os outros pensam ou sentem, de acordo com as suas expressões faciais
2- Menos propensos a demonstrar preocupação (empatia) para os outros
- Têm dificuldade em estabelecer e manter amizades
3- Diferenças de Comunicação
- Não diz palavras simples até os 15 meses ou frases de 2 palavras por 24 meses
- Pode repetir exatamente o que os outros dizem, sem compreender o seu significado (repetindo ou ecolalia)
- Responde aos sons (como uma buzina de carro ou miado de um gato), mas menos propensos a responder ao nome sendo chamado.
- Pode referir-se a si mesmo como “você” e outros como “Eu” (inversão pronominal)
- Mostra nenhum ou menos interesse em se comunicar
- Menos provável que inicie ou continue uma conversa
4- Menos propensos a usar brinquedos ou outros objetos para representar as pessoas ou a vida real na brincadeira
5- Pode ter uma boa memória, especialmente para números, músicas, jingles de TV, ou um tópico específico.
6- Pode perder os marcos de linguagem, geralmente entre as idades de 15 e 24 meses em algumas crianças (regressão).
7- Diferenças comportamentais (padrões estereotipados, repetitivos e restritos).
- Pode balançar, fazer rotação, balançar, torcer dedos ou bater as mãos (comportamento estereotipado)
- Gosta de rotinas, ordem e rituais
- Pode ser obcecado com algumas atividades, fazê-las repetidamente durante o dia.
- O mais provável é jogar com peças de brinquedos, em vez de todo o brinquedo (por exemplo, rodas de fiar de um caminhão de brinquedo).
- Pode ter habilidades dissidentes, tais como a capacidade de ler em uma idade adiantada, mas muitas vezes sem entender o que isso significa.
- Pode não chorar se em dor ou parecem ter qualquer medo
- Pode ser muito sensível ou não sensível a todos os cheiros, sons, luzes, texturas e toque ( diferenças de processamento sensorial ).
- Pode ter uso incomum de visão ou olhar (por exemplo, olha para os objetos a partir de ângulos incomuns).
- Pode ter interesses incomuns ou intensas, mas estreitas
Nem sempre é fácil para os pais para
saber se uma criança tem um transtorno do espectro do autismo (ASD).
Alguns dos sintomas de CIA podem ser vistos em crianças com outros tipos
de problemas de desenvolvimento, comportamentais ou, em menor extensão,
em crianças com desenvolvimento típico. Além disso, nem todos os
sintomas são observados em todas as crianças. Algumas crianças só podem
apresentar alguns dos sintomas. Isto é o que torna o processo de
diagnosticar ASDs difícil. Mas aqui estão alguns exemplos que podem
ajudar a distinguir uma criança com um ASD das outras crianças.
Com 12 meses
– Uma criança com desenvolvimento típico vai virar a cabeça quando ouve seu nome.
– Uma criança com um ASD pode não
voltar-se para olhar, mesmo depois que seu nome é repetido várias vezes,
mas vai responder a outros sons.
Com 18 meses
– Uma criança com habilidades de fala em
atraso irá apontar, gesto, ou usar expressões faciais para compensar
sua falta de falar.
– Uma criança com um ASD pode fazer
nenhuma tentativa para compensar a fala atrasada ou pode limitar
discurso repetindo o que se ouve na TV ou o que ela acabara de ouvir.
Com 24 meses
– Uma criança sem um ASD traz uma foto para mostrar a sua mãe e compartilha sua alegria dele com ela.
– Uma criança com um ASD pode trazer-lhe
uma garrafa de bolhas para abrir, mas não olhar para o rosto de sua mãe
quando ele faz ou compartilhar o prazer de jogar juntos.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo: O que cada pai precisa saber (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)
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