Na rede pública, conheça a coordenação de educação inclusiva e também a escola e seus profissionais. Questione, em qualquer um dos espaços, sobre a formação continuada dos professores e auxiliares e se a instituição oferece auxilio para tal.
Com a criança matriculada existem duas possibilidades:
– Acompanhamento “Público”: Toda criança com deficiência ou transtornos globais, inseridas na rede regular de ensino, tem o DIREITO a um acompanhante especializado. Os pais e cuidadores devem pressionar as estancias responsáveis pelo atendimento, caso alguma lei não esteja sendo cumprida e em casos de abuso e negação de direitos.
– Acompanhamento “Particular”: Para o acompanhamento particular existe a proposta de AT (acompanhamento terapêutico) na escola, desenvolvida por profissionais especializados, com o objetivo de construir possibilidades com o aluno, nesse ambiente tão importante para a sua formação e construção de relações. O profissional é contratado pela família e compõe uma equipe junto à escola.
A dica é sempre buscar informação e cuidar dos pequenos de uma forma especial, afinal toda criança tem o direito de estudar, participar da escola, ter amiguinhos, dar risada e chorar na hora do recreio, explorar o mundo, dividir com o outro e se divertir.
Fonte: criancaesaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário