terça-feira, 15 de março de 2016

Educação Inclusiva: Possibilidades

A priori é de extrema importância pesquisar sobre a escola, principalmente na rede particular de ensino, afinal você está investindo! Não julguem a escola pelo valor da mensalidade, nem sempre o mais caro é o melhor. Procure entender qual a visão da escola sobre a inclusão, o preparo e a disponibilidade dos profissionais.


Na rede pública, conheça a coordenação de educação inclusiva e também a escola e seus profissionais. Questione, em qualquer um dos espaços, sobre a formação continuada dos professores e auxiliares e se a instituição oferece auxilio para tal.

Com a criança matriculada existem duas possibilidades:

– Acompanhamento “Público”: Toda criança com deficiência ou transtornos globais, inseridas na rede regular de ensino, tem o DIREITO a um acompanhante especializado. Os pais e cuidadores devem pressionar as estancias responsáveis pelo atendimento, caso alguma lei não esteja sendo cumprida e em casos de abuso e negação de direitos.

– Acompanhamento “Particular”: Para o acompanhamento particular existe a proposta de AT (acompanhamento terapêutico) na escola, desenvolvida por profissionais especializados, com o objetivo de construir possibilidades com o aluno, nesse ambiente tão importante para a sua formação e construção de relações. O profissional é contratado pela família e compõe uma equipe junto à escola.

A dica é sempre buscar informação e cuidar dos pequenos de uma forma especial, afinal toda criança tem o direito de estudar, participar da escola, ter amiguinhos, dar risada e chorar na hora do recreio, explorar o mundo, dividir com o outro e se divertir.

Fonte: criancaesaude.com.br

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