Trazemos, nesta semana, três aplicativos que podem auxiliar você, professor, no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais.
Por novaescola.org.br
Aramumo
Criado por dois alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o jogo venceu desafio promovido pelo Instituto ABCD para auxiliar na educação de jovens e crianças com problemas de dislexia e outros distúrbios que afetam a aprendizagem.
COMO FUNCIONA: O Aramumo se assemelha às palavras cruzadas. Só que em vez de letras avulsas, o jogador deve utilizar sílabas para formar palavras. Funciona assim: o jogador ouve uma série de palavras e deve encaixar as sílabas que aparecem flutuando na tela dentro de bolhas para formar palavras no tabuleiro virtual.
É BACANA PORQUE: possui interface simples e atraente, estimula o raciocínio e possibilita que os alunos ampliem o vocabulário.
PLATAFORMA: Android
ONDE BAIXAR: Google play
ProDeaf
COMO FUNCIONA: O usuário pode inserir palavras ou pequenas frases em texto ou pelo dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizar automaticamente a tradução para Libras.
PLATAFORMAS: Anndriod, iOS e Windows Phone 8
ONDE BAIXAR: www.prodeaf.net/
Que-fala!
Aplicativo destinado a facilitar a comunicação de pessoas com deficiências que afetem a fala.
COMO FUNCIONA: O aplicativo oferece uma série de ilustrações identificadas por palavras escritas e em áudio. O usuário seleciona figuras que correspondam ao que ele quer dizer e pode até montar pequenas frases.
É BACANA PORQUE: possibilita que o aluno se comunique diretamente com qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediários.
PLATAFORMAS: Android
ONDE BAIXAR: Google play
Nenhum comentário:
Postar um comentário