Está difícil encontrar a escola perfeita para as crianças com deficiência? Essa busca realmente pode ser desafiadora, especialmente para os pais que não tem muita experiência nisso ainda. Confira o nosso top 10 de coisas mais importantes para saber antes de tomar essa importante decisão.
Nathalia de Andrade para o fofuuu.com
Muitas vezes você pode se encontrar surpreendentemente e lamentavelmente despreparado para sua primeira busca por uma escola para seu filho com deficiência, especialmente se você está considerando participar de tours coletivos pela escola, que geralmente reúnem mais pais de crianças típicas.
O guia do tour pela escola, seja um coordenador dos pais ou o vice-diretor, não oferecerá, na maioria das vezes, uma versão do tour voltada para alunos com necessidades especiais. Geralmente o tour é mais voltado ao público em geral e sempre dirão o quão competitiva sua escola é academicamente e como suas atividades extracurriculares são incríveis.
Não há nada de errado com isso – é bom saber essas coisas, mas dependendo da deficiência do seu filho, a competição acadêmica e as atividades após as aulas podem não estar no topo da sua lista.
Então, o que deve estar na sua lista?
Bem, obviamente as prioridades são diferentes para cada pai, dependendo da deficiência do filho, necessidades únicas, pontos fortes e personalidade, mas aqui está o nosso top 10.
1. Disponibilidade
Quando você telefona para a escola para perguntar algo, você fala com uma pessoa real ou é uma mensagem automática? Se for uma pessoa real, eles são prestativos e educados?
A sua chamada é retornada prontamente, se não for atendida na hora?
Ou você mandou um e-mail? Seu e-mail foi encaminhado para a pessoa apropriada? Quanto tempo demorou para receber uma resposta?
2. Aparência
Qual é a aparência geral da escola? Parece bem cuidado? Está limpo?
Como é a área de recepção para você esperar?
Há um segurança na entrada? Alguém te cumprimenta quando você chega?
3. Administração
Você tem a chance de se encontrar com o diretor ou vice-diretor durante sua visita? Se não, você tem uma maneira de contatá-los com perguntas?
Você foi convidado para marcar uma reunião com eles em outro momento?
4. Comida
Onde os alunos comem?
A escola atende a necessidades dietéticas especiais? Como são tratadas as alergias alimentares?
Em caso de integração, os alunos de educação especial comem no mesmo ambiente dos alunos em geral?
5. Cuidados médicos
Há uma enfermeira escolar no local em tempo integral?
Se não, como são tratados os alunos doentes?
6. Questões de comportamento
Que estratégias a escola usa para gerenciar comportamentos desafiadores? Como eles monitoram se estão funcionando?
Qual é a política da escola sobre bullying?
7. Especialistas
Que terapeutas visitam a escola e com que frequência?
A escola tem acesso regular a fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou psicólogos?
Se seu filho tiver dificuldades de fala e linguagem, pergunte que método a escola usará para comunicação.
Eles têm acesso a tecnologias assistivas?
Existem atividades extracurriculares abertas a alunos com necessidades especiais?
8. Coisas a serem observadas durante o tour pela escola
Existe um auditório? Uma sala de música? Uma sala de arte? Um playground ao ar livre? Uma sala separada para os terapeutas e o orientador?
Dê uma olhada nos alunos em sala de aula. Eles estão envolvidos em uma atividade significativa? Eles estão apenas sentados? Existem fotos na parede, trabalhos dos alunos, etc?
9. Professores
Se seu filho está indo para uma escola pública e precisa de um professor auxiliar de educação especial, pergunte qual treinamento é dado ao profissional.
Seu filho receberá o mesmo professor todos os dias? Ele também estará com seu filho na hora do almoço e no recreio?
10. Orientação
Fale com o orientador escolar e descubra quantos outros alunos têm deficiências. Algum desses alunos tem professores exclusivos?
Quais configurações de sala de aula estão disponíveis? Todas as configurações de sala de aula são oferecidas aos alunos com deficiência?
Que oportunidades os alunos de educação especial em salas de aula restritas têm de se misturar com o resto dos alunos típicos?
A escola exige que a deficiência do seu filho tenha uma classificação específica para ser elegível para matrícula como aluno com deficiência? Se sim, como é o processo de matricula e quais avaliações e relatórios são necessários? Quão recentes devem ser?
Se puder, tente voltar em horários diferentes do dia, principalmente de manhã, durante o almoço e no final do dia.
Há muito o que considerar nessa busca pela escola perfeita para as crianças com deficiência e temos certeza de que você pode sugerir mais algumas coisas relevantes para a sua situação que nem mencionamos aqui. Como, por exemplo, os protocolos de saúde e distanciamento, em tempos de pandemia.
E quando você chegar lá pela sua 11ª escola visitada, você pode não se sentir menos estressado ou perdido, mas pelo menos terá essas questões memorizadas e saberá exatamente o que buscar para ter a escola perfeita para seu filho com deficiência.