Fundado em 2006 por Simone e Márcio Berti, o Instituto Chefs Especiais é um projeto pioneiro e inovador, que tem como objetivo a inclusão de jovens com Síndrome de Down, por meio da gastronomia. Com sede em São Paulo (SP), o projeto tem a Friboi, uma das marcas da JBS, como um patrocinador master desde 2013. A marca entrou visando o crescimento do trabalho para beneficiar cada vez mais pessoas.
Jovens com Síndrome de Down que participam do “Chefs Especiais”. Foto: Aguinaldo Pedro. |
De 2006 a 2012 Chefs Especiais sobreviveu de mobilização social sem nunca ter aceitado contribuições pecuniárias. Tornou-se conhecido e respeitado no mundo da gastronomia e conquistou o mesmo respeito no mundo da inclusão social.
Os benefícios para os jovens atendidos gratuitamente são inúmeros: entre eles a autonomia e valorização da pessoa e de sua família, mostrar que as pessoas com SD tem suas características e todas elas, desde que estimuladas e respeitadas, podem e devem se tornar independentes para serem inseridas no meio social, seja no lazer ou no trabalho, respeitando suas limitações, mas estimulando o seu melhor.
O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo. Autonomia, respeito, auxilio mútuo, o dividir, o despertar do mundo gastronômico para essa turma que veem os ingredientes se transformarem em pratos lindos, que eles mesmos degustam. Ambiente alegre onde a terapia se faz de forma natural, sem que se perceba.
Atualmente os projetos foram ampliados, com aulas que extrapolam o nicho gastronômico, como dança, canto e teatro. A expectativa do Instituto é dar oportunidade a cada vez mais pessoas, capacitá-las de forma adequada a cada momento de vida e estender o trabalho para as principais Capitais do Brasil. Desde março de 2015 o nome Chefs Especiais também é usado em Portugal.
Saiba mais em www.friboi.com.br/chefsespeciais
Fonte: G1 / Fantástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário