Indo ao Dentista - Conhecendo o dentista
Seu filho provavelmente conhecerá o dentista na sala de espera. Você
pode ligar antes, para verificar se o dentista está atendendo na hora
certa. Caso a agenda esteja atrasada e você julgue que seu filho pode
ficar ansioso na sala de espera, você pode perguntar à recepcionista se
vocês poderiam esperar no carro e pedir-lhe para ligar para o seu
celular quando o dentista estiver pronto para atender seu filho. Leve o
brinquedo favorito ou uma recompensa para o trabalho bem feito. Você
também pode levar um familiar, professor ou especialista em autismo
para ajudar a tornar a consulta um sucesso.
Para o Dentista - O que é autismo?
O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de
complexos transtornos de desenvolvimento neurológico conhecido
como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Os outros
transtornos globais do desenvolvimento são TGD-SOE (Transtorno
Global do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação), Síndrome de
Asperger, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância.
Muitos pais e profissionais se referem a este grupo como transtornos do
espectro autista (TEA), que afeta 1 em 110 crianças e 1 em 70
meninos.
Indivíduos com TEA têm dificuldades com:
- Interações sociais
- Comunicação
- Dificuldade relativa em participar de um bate-papo ou interagir
- Comportamento repetitivo ou estereotipado
- Indivíduos com TEA também podem apresenta maior ou menor
sensibilidade para visão, audição, tato, olfato ou paladar.
Conselhos para os especialistas
- Desenvolva uma relação com seu paciente autista.
- Fale em uma voz calma e suave.
- Abaixe-se até a altura da criança e transmita segurança e
tranquilidade.
- Não pergunte a criança se ela quer vir com você, apenas diga
suavemente para ela o que você vai fazer em seguida.
- Seja coerente.
Preparando seu consultório
Uma vez que cada criança autista é diferente, algumas sugestões
podem funcionar para um paciente, e não funcionar para o outro.
Pergunte primeiro aos pais, se existem algumas sugestões que possam
melhor atender as necessidades de seu paciente com TEA.
- Diminua as luzes se necessário.
- Desligue ruídos altos.
- Ligue os instrumentos para que a criança possa observá-los antes
de iniciar o procedimento.
- Arrume seu consultório. A bagunça pode distrair a criança ou torná-
la ansiosa.
- Deixe a criança saber o que você vai fazer. Você pode mostrar para
a criança na mão dela, como você vai contar os seus dentes, para
que ela saiba o que vai acontecer.
- Certifique-se de fornecer informações claras e precisas, quando
falar com a criança.
- Termine cada consulta com uma observação positiva, para que você
e seu paciente possam construir o sucesso dessa parceria
Às vezes, podem ser necessárias várias consultas para completar um
exame odontológico. Se você trabalhar com a família nesse processo,
você vai construir uma relação em conjunto que irá resultar em um
maior tempo de boa saúde oral para as crianças autistas.
Parte II - Fonte:
Autismo & Realidade
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