Crianças com Paralisia Cerebral não só tendem a demorar a ter controle da bexiga, mas podem não ter consciência o suficiente da bexiga com dois ou três anos de idade para começar o treinamento do toalete. Se a criança tem Paralisia Cerebral, ela terá que ser ajudada a desenvolver a consciência e perceber que ela precisa ir ao banheiro, e você terá que perceber os sinais da vontade, que pode ser segurar os órgãos genitais ou se remexer ansiosamente. Ela vai ter que ser capaz de adiar a micção até que ela esteja em posição no penico/vaso. Bem como, a depender do caso, ela terá que remover suas roupas e, em seguida, manter-se no penico/vaso (com suportes) por tempo suficiente para alcançar o sucesso.
Quando ela começa a praticar a remoção das roupas antes de ir ao vaso, torne esta etapa mais fácil, fornecendo roupas com velcro ou om cintura elástica. (Ela pode achar que é mais fácil tirar a roupa enquanto está deitada, veja com o terapeuta ocupacional da criança a melhor forma de treinar esse momento). Você pode precisar aprender formas de segurá-la, de manter o penico e/ou um assento adaptado no vaso para que a criança possa se manter sentada.
Condições como Espinha Bífida ou Lesão Medular tendem a criar problemas semelhantes aos de crianças com Paralisia Cerebral, mas a depender do caso, essas crianças podem nunca utilizar plenamente um vaso sanitário como a maioria das pessoas. Assim, o treino pode estar focado em ensinar a criança a remover a urina através de um cateter em uma base regular, e ir ao banheiro em uma programação regular para as necessidades intestinais. A dieta rica em fibras, com bastante líquidos e refeições servidas em uma programação regular vai tornar esse processo mais fácil. Às vezes, é necessário um laxante ou até mesmo um supositório. Uma vez que a criança vai ter dificuldade para remover suas roupas, certifique-se de ter roupas que facilitem esse processo.
Os pais de crianças com deficiências físicas, como Paralisia Cerebral ou Espinha Bífida, podem estar tão concentrados na forma habitual de ir ao banheiro que negligenciam a necessidade de equipamentos adaptados ou suporte físico; bem como, negligenciam quando há dificuldades cognitivas e emocionais necessárias para obter sucesso no treinamento do banheiro.
Não se esqueça que durante o treinamento é importantíssimo conversar com a criança, explicar o motivo de cada coisa que está acontecendo. Deixá-la observar outras pessoas usando o banheiro e parabenizar, recompensar quando ela consegue passar para uma etapa nova, mesmo que não seja a ida ao banheiro completa em todas as suas etapas. Resista à tentação de abandonar o treinamento quando ela resiste ou protesta um pouco, e mantenha-se firme sobre o cronograma ou a rotina que criou, a menos que a experiência torne-se negativa e seu filho torne-se muito resistente. Nestes casos, converse com um psicólogo. Lembre-se, o progresso nesta área de autocuidado é especialmente significativo, aumenta a auto- confiança e prepara a criança para mais desafios. Dê toda a informação, atenção e apoio que a criança precisa para ter sucesso.
Fonte: Deficiente Ciente / HealthyChildren.org
Referência: Reab.me
Nenhum comentário:
Postar um comentário