quarta-feira, 8 de abril de 2020

A importância da fisioterapia na criança com Síndrome de Down



A Síndrome de Down (SD) ou Trissomia do par 21 (T21) é tipicamente associada a atrasos de crescimento e desenvolvimento, devido a hipotonia, características faciais específicas e deficiência intelectual leve à moderada.

Assim sendo, a intervenção fisioterapêutica deve então começar com uma avaliação fisioterapêutica minuciosa (coleta de dados e exame físico), cuja função é direcionar o tratamento.

Em uma sessão típica de fisioterapia devem-se observar as habilidades motoras que a criança já domina sozinha e então determinar o que a mesma está pronta para aprender a seguir. Sempre estimulando o paciente, com estímulos visuais e auditivos, favorecendo assim o desenvolvimento das habilidades motoras.

A criança com Síndrome de Down (SD) pode iniciar a fisioterapia desde o nascimento, neste momento com atividades que estimulem a austentar o pescoço, rolar, sentar-se, arrastar-se, engatinhar, ficar em pé e andar, diminuindo os efeitos motores da SD. Nesse momento estas atividades são chamadas de estimulação precoce.

A intervenção da fisioterapia motora em crianças com Síndrome de Down (SD) faz uso de técnicas e métodos que promovam o movimento
adequado, o equilíbrio e o correto alinhamento postural, como o Conceito Básico Neuroevolutivo (Bobath), hidrocinesioterapia,
equoterapia, dentre outros.

É interessante ressaltar a participação de familiares e dos pais, que podem auxiliar no tratamento, realizando em casa atividades ensinadas pelo fisioterapeuta e ainda que a mesma deve fazer um
acompanhamento multidisciplinar.

Relatamos aqui a atuação da Fisioterapia na Síndrome de Down (SD). Enfatizando os benefícios do tratamento, no qual ela pode colaborar para o fortalecimento físico e o desenvolvimento motor da criança. Mas vale lembrar que só deve iniciar a atividade após autorização do médico que o acompanha e caso o bebê com Síndrome de Down (SD) tenha nascido com algum tipo de cardiopatia grave, por exemplo, qualquer exercício é contraindicado até que o problema seja tratado.

Fonte:
Guia do bebê com síndrome de Down – Dr. Zan Mustacchi
Movimento Down
InterFISIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário