Na nova classificação do CID-11, a sindrome é descrita como "transtorno do espectro autista sem transtorno do desenvolvimento intelectual e sem comprometimento da linguagem funcional". Saiba o que isso significa e entenda as características do indivíduo com Asperger
No dia 18 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. A data foi escolhida porque marca o aniversário do pediatra austríaco Hans Asperger, que descreveu o transtorno pela primeira vez, em 1944. No entanto, com o tempo, o termo "Asperger" foi deixando de ser utilizado. "Devido a algumas características que a síndrome compartilha com o autismo, ela foi englobada no 'Transtorno do Espectro do Autista' (TEA)", explicou a psicanalista Fatima Maria Vieira Batistelli, membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).
Inclusive, na nova Classificação do CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), atualizada no dia 1º de janeiro de 2022, a síndrome foi incluída nas subdivisões do TEA, "baseando-se apenas na presença ou não de prejuízos na linguagem funcional e de deficiência intelectual", complementou a especialista. "Segundo essa nova classificação, que tornou a síndrome parte do TEA, ela passou a ser considerada um tipo de autismo brando", acrescentou Danielle H. Admoni, psiquiatra da Infância e Adolescência na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Leia a matéria completa em revistacrescer.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário